quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A origem deste Bloge

Porque existe?

Este Blog surge da necessidade de repor a verdade em muitos dos acontecimentos no Concelho de Alcoutim. Verificamos constantemente que as notícias que passam para o exterior não são propriamente a realidade existente no concelho, mas aquela que se quer fazer passar. Muitas das notícias são intencionalmente deturpadas de forma a aumentar o protagonismo de quem as cria, sem com isso se importar com imagem dos outros. Defendemos a liberdade pura, damos liberdade de expressão àqueles que têm sido amordaçados. Este é o espaço próprio para dizerem o que voz vai na alma, assinando ou sob o anonimato, sem receio de represálias, repondo TODA A VERDADE.
As críticas aqui apresentadas devem ser sempre encaradas como construtívas. O seu uso deve ter apenas como fim tornar o concelho melhor para quem vive e para que visita.

Porquê este nome?

Alcoutim ao Natural, segnifica sem corantes nem conservantes, isto é, Alcoutim verdadeiro, sem capas, sem artificialismos, sem deturpações, tal como ele é e não como muitos o querem fazer querer.

Quem o criou?

O seu criador é um/uma Alcoutenejo/a nascido à muitos anos nessa terra à beira Guadiana plantada. Por força do seu destino teve de "emigrar" para Lisboa, sempre com a saudade do seu concelho presente. O seu maior desgosto é ter sido "obrigado/a" a sair da sua terra natal, onde guarda as suas melhores recordações e os seus melhores amigos/as. Longe da vista mas não do coração, o/a autor/a procura estar sempre a par das notícias da sua terra.

Porque o anonimato?

O seu bloger prefere manter o anonimato por receio de represálias. Conhecendo os protagonostas do concelho e tendo em conta o seu passado, tem a consciência que a sua identificação poderá trazer problemas aos seus familiares a residirem e trabalharem no concelho de Alcoutim.

Qual a sua área política e religiosa?

Este blogue não tem intenções políticas ou religiosas. É um blogue interventivo, que pretende alertar para as mentiras, os erros, a falta de ética, entre outras, sejam elas direccionadas para os executivos ou as oposições. Quem exerce cargos públicos ou políticos está, naturalmente, sujeito à censura das suas palavras e acções. É essa sensura que pretendemos fazer, sejam os alvoas da direita ou da esquerda. Todas as observações serão efectuadas à pessoa enquanto representante público ou político e não enquanto pessoa per si, sendo de reprovar todos os ataques pessoais que não tenham ligação directa à causa pública.


O autor

13 comentários:

  1. Tb sou uma Alcouteneja, residente fora há largos anos! Gosto muito desse cantinho., mas não tive nos últimos anos recordações de orgulhar! Gostei de ler o seu blog, mas fico triste por ser anónimo. Sabe é que há a tendência para as pessoas se desculparem. Há, se é anónimo não merece credibilidade,e eu gostaria tanto de ter alguns desabafos mas falta-me a força por tb não ter fundamentação suficiente e não ter proximidade com o dia a dia desse lindo cantinho. De qq modo obrigada. Pode ser que consigo mesmo anónimo vá sabendo alguma coisita mais.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo seu comentário. Este blog destina-se a todos os que amam Alcoutim. Esperamos contribuir para repor a verdade e esclarecer todos, principalmente os que estão fora e só têm acesso à informação que deixam sair, muitas vezes deturpada.

    ResponderEliminar
  3. Os meus Parabens por este blog e pode ter a certeza que serei um leitor frequente.

    ResponderEliminar
  4. Por incrivel que pareça só hoje tomei conhecimento da existência deste "famoso" blogue. Mas com muita pena minha a suposta "fama" deve-se ao facto de estar acoberto do anonimato e de o que aqui se encontrar escrito ser um lavar de roupa suja. Aliás...nem isso é!!!! Quem tem "cojones" como dizem os nossos queridos hermanos não tem problemas em dizer as coisas cara a cara... A existência de blogues e afins sobre o nosso concelho é bom desde que quando se critica algo se critique com "pés e cabeça". Agora...nos moldes em que este blogue assenta...pelo amor de deus!!!! Mostrem a cara...porque que eu saiba o 25 de Abril ainda se mantém!!!

    E sem dúvida que tenho curiosidade em saber se o autor e/ou autores deste blogue aceitarão este meu comentário...uma vez que não estou lavando roupa.

    E como não tenho problemas em mostrar a cara...asssino

    Dília

    ResponderEliminar
  5. Cara Dília, é com muito prazer que respondo ao seu comentário.. sim, o 25 de Abril ainda se mantém, mas mesmo assim, o princípio da repreensão e do castigo ainda se vê no concelho de Alcoutim. É muito fácil dar a cara para apoiar a equipa do sr presidente.. mas dê a cara para criticar e perceberá o motivo do anonimato! É muito fácil não criticá-los quando já temos o nosso "tachinho" aquecido e quando os "nossos" estão bem servidos. Mas acho que o seu belo texto pecou apenas num aspecto: é assim tão importante saber quem escreve? Acho que o conteúdo é que deve ser lido, respeitado e debatido. E é com prazer que percebo que este blog está a dar motivos de conversa nos serviços da câmara... nos corredores da escola... no convívio das esplanadas... e espero que já seja tema de conversa nos cafés dos montes deste concelho!! É disso que os alcoutenejos precisam: Pensar em política e não em "politiquice"...

    ResponderEliminar
  6. D. Dília, será que para si a verdade dita de cara tapada não é verdade?
    Parabêns à marialcoutim.

    Um abraço para todos.

    ResponderEliminar
  7. D. Dília, o 25 de Abril ainda não chegou a Alcoutim, disso ninguém conhecedor do concelho tem dúvidas. O seu comentário é bem vindo, todas as opiniões contam. Quem nós somos não interessa, o que dizemos talvez...

    ResponderEliminar
  8. Bem... isto já me faz lembrar aquela história do reino de D. Cacatim... em que parece que há um certo (MUITO) receio que a plebe tome consciência que é nela que reside a soberania... e qualquer forma de demonstrar isso, seja por representação teatral ou NÂO, não é bem vinda... e seja confundida com lavagem de roupa suja...
    Pelos vistos os artigos e comentários neste blogue começam a ser mesmo muito pertinentes e a dar que falar, que é isso mesmo que se pretende... o que demonstra, nalgumas pessoas, que reside algum desconforto em reconhecer e a dar a conhecer à plebe, certas verdades que Alguém tem a coragem de pôr a nu... e algumas cataratas não são definitivas... FELIZMENTE!!

    ResponderEliminar
  9. É com prazer que me apercebo que o meu comentário se manteve e até que teve resposta, não só pelo(s) autor(es) do blogue mas também por outros “admiradores” e que incrivelmente são os que normalmente comentam as “noticias” aqui colocadas. Poderia responder uma a um, mas sinceramente não vale a pena. A “carapuça” servirá a quem de direito. Poderão dizer que se estou a responder é porque, e como diz o velho ditado popular “Quem se pica…alfinetes tem” o que não é o caso. Mas vamos por pontos:

    1º- Demonstrem-me, branco no preto, onde está a dita repreensão e castigo que vossas excelências dizem existir no concelho, é que se calhar o mal é meu (é verdade que uso óculos) mas posso já estar a precisar de uma operação às cataratas! E quem diz que as cataratas não são definitivas…anda mal informado, porque as mesmas podem levar à cegueira total! Realmente há cegos que não querem ver, assim como há quem ouça muito bem e no entanto precise mais de um aparelho auditivo do que os velhotes deste concelho!

    2º- Meus amigos… eu dou a cara para criticar, quem quer que seja. E faço-o tal como já o fiz e continuarei a faze-lo, cara a cara, sempre que vejo algo com que não concordo ou que ache que não é correcto. Não tenho qualquer problema nisso. Nunca tive e certamente não terei, porque na graça de Deus, quando à noite coloco a cabeça no travesseiro posso dormir descansadinha porque tenho a minha consciência muito, muito tranquila. E sabem porquê?! É que nunca tive e não tenho tacho, tachinho, panela ou frigideira e os “meus” muito menos! Quem me dera a mim que isso fosse possível !!! De certeza que “os meus” não estariam como estão. Há muito boa gente que fala… fala… e depois são esses mesmo que têm os benefícios.

    3º - Quem tem dúvidas de que é importante saber quem escreve o quê…bem só quem tem problemas em dar a cara é que considera isso como um mal menor. Bem.realmente há quem considere ser mais fácil falar ao abrigo do anonimato, sinceramente…não sei porquê!

    4º - E para que não restem dúvidas de que eu não tenho problemas nenhuns em dar a cara afirmo aqui… tenho muito orgulho em ser amiga pessoal do Francisco Amaral e da Dalila Barros, assim como tenho orgulho em ser amiga de muitas outras pessoas. E quando digo amiga não é apenas ser amiga de ocasião ou por interesse. E não vale a pena “pegar por aí” porque a amizade verdadeira não se compra nem se vende!!!!

    5º - Não pensem que com isto vou deixar de volta e meia visitar este blogue. E de cada vez que o visitar venho com a esperança de que este blogue se transforme em algo realmente…útil!

    Fiquem bem!!!!

    Dília

    ResponderEliminar
  10. Este blogue JÁ É útil... sou apologista que devem existir SEMPRE diversas formas de ver as diferentes realidades e devem existir SEMPRE modos de pensar diferentes... pois só assim existe EVOLUÇÃO... há que mudar as águas de vez enquando porque se não, estas estagnam e começam a cheirar mal... deveria era de haver a capacidade e a HUMILDADE suficientes para aceitar o confronto das realidades que aqui se discutem... pelo menos para, no minimo, aceitá-las como "criticas construtivas" ao bem comum do concelho...

    ResponderEliminar
  11. D.ª Dília, não pude deixar de reparar no seu incómodo. Se não concorda com o que aqui é dito, se lhe parece injusto ou desajustado da verdade, porque não contrapõe,refuta e argumenta de igual forma? Afinal é esse o espírito do blog... Permita-me o desabafo, mas os seus comentários roçaram um pouco o ressabiamento. Até parece que o que que o executivo faz são verdades absolutas que não possam ser avaliadas, ajuizadas sob outros pontos de vista.O simples facto de centrar o seu comentário à volta do anonimato parece-me bastante redutor e ilustrativo que o que por aí se faz e diz não pode diferir muito das VERDADES ABSOLUTAS ditadas... Era o que mais faltava que não se possa questionar... Era o que mais faltava ter de me contentar com as operações às cataratas e o saneamento básico...Eu cá gosto de saber outras verdades, outras histórias, outras visões que não as que habitualente a comunicação social "toldada" me vende. Aos autores do bog: venham mais artigos. Permitam-me a ousadia de analisar, de pensar, de discutir, para que depois possa eu mesma, digo, eu mesma, formular o meu pensamento, livre de cores, simpatias e afins. É que também eu gosto da minha terra. ..

    ResponderEliminar