terça-feira, 29 de março de 2011

25.000 Visitantes já passaram por cá e o executivo já iniciou a campanha

Peço desculpa aos seguidores deste mas estive ausente no estrangeiro (estava mesmo a precisar de férias) e não pude dar atenção ao blog. Quando cheguei fiquei surpreendido com as estatísticas. Já ultrapassámos as 25.000 visitas e somos vistos pelo mundo fora, nomeadamente Luxemburgo, Espanha, Alemanha, França, Suíça, Reino Unido, Estados Unidos (estes são os principais).
Outra novidade que constatei foi o facto do executivo já ter iniciado a campanha (pelo menos parece) e aproveitou o potencial deste blog para fazer mais publicidade enganosa.
Tem-se feito algumas comparações entre este executivo e o último executivo socialista. São comparações difíceis de fazer, os tempos são diferentes. Antes seria prioritário as infra-estruturas rodoviárias agora serão as de saneamento. Cada um fez o que seria mais importante na sua época. A grande diferença reside no facto de este executivo ter vivido dos fundos comunitários. Entraram muitos milhões de euros no município, mal seria se não apresentasse obra. Se foram as mais correctas a questão é discutível. Para mim o parque industria não passa de um elefante branco. O outro fez o mercado e este faz o parque industrial. Um parque industrial no concelho é sem dúvida importante para o desenvolvimento, agora a sua localização tem que ser muito bem pensada. Basta olhar para os outros concelhos do país e ver onde o mesmo se localiza. Pior que a actual localização seria difícil.
Na listagem de obras feitas, dignas de uma campanha eleitoral o executivo insiste em enganar os mais incautos. Então as ETAR´s e as condutas de abastecimento das Águas do Algarve também são obras da Autarquia? Digno de uma campanha eleitoral.
Outras das novidades que deparei foi com a tentativa de comparação de Alcoutim com Lisboa ou outra cidade do dito litoral. O Sr. Presidente continua a afirmar que se vive melhor em Alcoutim que em Lisboa. Dependo do ponto de vista. Ele e os que ele protege talvez vivam. Ele, se calar, quando faz compras leva o volvo e a família. Se calhar quando vai comprar minhoca para a pesca leva o volvo. Se calhar para ir ao cinema vai no tal carro, etc. Os outros se quiserem comprar umas calças têm que se deslocar no seu carro, se quiserem comprar um livro têm que fazer mais 100km no seu carro. Se considerarmos que a média da população ganha entre 500 e 700€ facilmente percebemos que estão limitados nas suas deslocações, o que condiciona a sua qualidade de vida. Quem ganha 3 ou 4 mil euros e tem carro à disposição com gasóleo pago efectivamente consegue viver bem em Alcoutim…

55 comentários:

  1. Bons Dias

    regra geral os parques industriais estao localizados ,
    1- fora das localidades
    2 - relativamento perto de auto -estradas , vias rapidas , portos , ou caminhos de ferro
    3 - mais ou menos centrais em relacao a area que servem

    posto isto nao vejo como o nosso possa estar mal localizado , se ficasse em alcoutim ficava numa ponta do concelho , assim poderia servir para empresas de alcoutim e de Martinlongo, esta perto da via rapida , eu nao encontro melhor loclizacao possivel e no caso de ter clientes ia desenvolver aquela zona , penso que deveria ser feito algo para empresas mesmo em Alcoutim mas nesse caso teria que ser algo como ninho de empresas como alias tem sido feito com sucesso noutros locais , o espaco e pequeno , para cada empresa nao sao necessarios mais do que 6 a 8 m2 a central telefonica e comum assim como os sevicos basicos de secretariado hoje em dia e por esse mundo fora temos vilas do tipo de Alcoutim com centros destes , inclusive neste momento estao a aparecer franchising desta area , onde as pessoas e empresas alugam estes espacos ao ano ao mes e mesmo a hora
    em relacao ao que diz da qualidade de vida em alcoutim , nao estou de acordo consigo um funcionario camarario de Alcoutim tem mais qualidade de vida do que o mesmo funcionario se trabalhar em Lisboa e Porto o mesmo serve para o GNR ou para o professor ou para o Vereador , o que nos falta sao oportunidades de emprego somente isso , contra a desertificacao porque passamos , nao e que tenhamos que cruzar os bracos e deixar andar mas e um mal a nivel Mundial , nao e por acaso que S.Paulo no Brasil tem 26.000.000 de habitantes e outras cidades por ai fora

    ResponderEliminar
  2. Ate se pode viver bem em Alcoutim
    Mas quem nos visita, poderá não ter essa percepção
    A Autarquia divulga através de paineis de publicidade, de gosto duvidoso e algo tètricos que a população é alcoolica e viciada.
    Ja um estrangeiro me perguntou se seria seguro alcoutim devido á presença de viciados e alcoolicos.
    Os paineis estratégicamente colocados nas entradas do Concelho e da Vila de Alcoutim, deveriam á semelhança de outros Concelhos, divulgar o que de muito bom existe em Alcoutim, a sua beleza natural, o rio Guadiana, os monumentos, a sua gastronomia e hotelaria, tentando convencer quem nos visita a ficar algum tempo.

    ResponderEliminar
  3. essa tambem e a minha opiniao , ja por diversas vezes , o disse aqui e noutros locais , se ao sr ja lhe perguntaram isso , eu ja expliquei o porque desses paineis a muitas pessoas que nos visitam , basta ver a cara de admiracao das pessoas que vem todos os domingos ate tiram fotos . e que as pessoas ao verem os paineis deduzem que temos imensos bebados em Alcoutim e depois nao vem ninguem deitado pelo chao nem nada que se pareca, bebados ha , mas como em qualquer outro lugar , mas quem manda em Alcoutim acha que os paineis tem um grande efeito pela positiva em todas as pessoas , e depois ao contrario nao se ve qualquer tipo de publicidade ao concelho nem dentro nem fora dele , por acaso viu a publicidade a festa do pao e do queijo em Vaqueiros

    ResponderEliminar
  4. Caro(a) Blogger
    Ora vamos lá prestar mais uns esclarecimentos que, pelos vistos, serão apelidados de publicidade enganosa.
    Resumindo, vamos contrapor à “ verdade” do blog, a realidade dos fatos.
    Fundos comunitários; a adesão de Portugal à União Europeia deu-se em 84 e desde aí surgiram os apoios comunitários.
    O actual executivo de Alcoutim só tomou posse em 94 (10 anos depois). Convém esclarecer que desde 2007, o Algarve saiu do Objectivo I e, como tal, os fundos comunitários são reduzidíssimos, ao contrário dos nossos vizinhos de Mértola, Almodôvar e outros, que, por pertencerem ao Alentejo, continuam a ser substancialmente apoiados. Nesta matéria uma grande diferença entre o actual executivo e o anterior, é que este criou um gabinete chefiado pelo Dr. Nelson para aproveitar até ao tostão, todos os programas comunitários.
    ETARs: Já foi aqui escrito que todas as ETARs foram construídas no tempo do executivo presidido pelo Dr. Amaral. Pela Câmara foram construídas as ETARs de:
    - Alcoutim
    - Cortes Pereiras
    - Santa Marta
    - Balurcos
    - Pessegueiro
    - Clarines ( em construção)
    ... continua...

    ResponderEliminar
  5. ... Continuação.

    Condutas de água:
    A Câmara construiu as condutas de:
    - Vicentes do Pereiro
    - Serro da Vinha de Baixo e de Cima
    - Coito
    - Santa Marta
    - Afonso Vicente
    - Vascão
    - Cortes Pereiras
    - Giões
    - Marmeleiro
    - Corte da Seda
    - Loteamento Industrial
    - Vaqueiros (em construção)
    - Santa Justa (em construção)
    - Torneiro ( em construção)
    - Parque Empresarial: o que a oposição diria se a Câmara não tivesse criado o Parque empresarial?!....enfim, preso por ter cão e por não ter.
    Agora é a localização, como se fosse mais uma arbitrariedade do “ Ditador” Amaral. Então e os estudos técnicos e de viabilidade económica que apontaram para aquela localização, não valem? Ou valerá mais a “ verdade” natural do blog?!....
    Em relação à minhoca do Presidente, é como a do banco de trás do Audi, a das promoções na cama, o não sei o quê da vida privada do ex- vice e do actual, etc, etc!
    Estas baixarias estão perfeitamente ao nível das cúpulas da oposição socialista de Alcoutim e, como tal, ficam com quem os profere.

    Ligado à Câmara

    ResponderEliminar
  6. Caro Guerreiro

    Ainda bem que levantou esta questão porque ela já foi abordada e deturpada várias vezes neste blog e ainda não teve uma explicação.
    Estamos perante 2 doenças (dependências) graves que afectam milhões de Portugueses e que o Estado se tem muitas vezes demitido das suas funções. Isto é, ajudar estes doentes, porque é de doença que se trata.
    Também nesta área a Câmara de Alcoutim foi pioneira com 2 Programas de combate ao alcoolismo e tabagismo que deu os seus resultados.
    Ainda hoje alcoólicos e fumadores recorrem a ajuda da Câmara de Alcoutim.
    E porque são dependências que requererem uma grande motivação de cada um, surgem esses outdoors ( 6 e não 80 e tal, como foi escrito no blog) para ajudar , para motivar os doentes para o tratamento.
    Alcoutim tem 1 centena e meia de alcoólicos o que equivale ao mesmo número de famílias desestruturadas e várias centenas de bebedores excessivos. A situação é idêntica em toda a Serra Algarvia, Alentejo e interior do País. A prevalência do tabagismo é idêntica à de todo o País.
    Estes 2 programas contra o alcoolismo e tabagismo valeram a pena e daí ainda estarem em vigor.
    Só mentes muito perversas e politiqueiras, fazem a leitura de que os outdoors querem dizer que se trata de um concelho de bêbados e de fumadores.

    Ligado à câmara

    ResponderEliminar
  7. Promover no concelho a hotelaria, restaurantes e a gastronomia local, para os turistas serem atendidos como em certos locais, mais vale a Câmara estar sossegada.
    Na maior parte dos restaurantes continua o amadorismo, a antipatia e o frete.
    Infelizmente não existe no concelho de Alcoutim um único restaurante que se diga, “benza-te Deus”.
    Nem 1 milhão de outdoors convenceria os turistas a ficar satisfeitos com a maior parte do serviço que se presta na hotelaria e restauração em Alcoutim.

    Maria

    ResponderEliminar
  8. Bons dias

    estou totalmente de acordo quando fala do problema do tabaco e do alcool o que nao posso estar de acordo em que existam estes paineis com estas imagens , e mais a mais nao existindo nada que pelo menos deseje as boas vindas as pessoas que nos visitam , e nao sao assim tao poucas ,
    em resposta a menina Maria , a senhora acabou de passar um atestado de incompetencia as centenas de pessoas que se deslocam de espanha para almocar no Alcatia e ainda mais umas centenas as que se deslocam a Cantarinha do Guadiana , para nao falar no Soeiro , no restaurante do hotel dos Guerreiros , Casa Branca etc, amadorismo e normal num concelho com os problemas que tem em falta de pessoas para trabalhar agora dai a dizer que nao existe um no concelho que diga-se benza-te deus vai la vai ate a barraca abana pelos vistos a menina esta habituada so a comer no Gambrinus, e dizer que mais vale a camara nem fazer publicidade das muitas coisas boas que temos , a sra faz ideia de ondem marcam almocos para a Cantarinha ?????????? de certo a senhora conhece esta casa da Pasto como faz questao de dizer a prestigiada cozinheira dona Isabel , falta de condicoes??? , algumas sim!!!! tem e pequeno , falta de qualidade ???? desconheco , suja ????? ainda menos e o mesmo digo para os restaurantes que citei antes

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Poderão não ser “80 e tal” os outdoors, mas são mais de 6 com certeza!

    Aqueles em pleno IC27 servem para promover o concelho? Quantos há na freguesia de Alcoutim, de Pereiro, Giões, Martim Longo, Vaqueiros? Pelo menos 2 em cada freguesia ( são mais eu sei)… somam mais de 6 . Não queira fazer os outros de burros aí de cima do seu pedestal!

    Vejamos:
    • ID48982 (2009-05-07) JVP, Cesário Unipessoal Lda. 50 painéis 24 450 EUROS

    • ID93654 (2009-10-01) JVP, Cesário Unipessoal Lda. 30 painéis 14 670 EUROS

    Total 80 painéis 39 120 euros.

    Não serão todos painéis “anti tabagismos” e “anti alcoolismos” então foram para quê?





    ****muito painel em véspera de eleição.. dá que pensar,....!***

    ResponderEliminar
  11. Cara Oposição ( agora Cadavais)

    Tanta confusão que para aí vai… vamos lá esclarecer a nossa oposição socialista.
    Essa facturação não tem nada a ver com os Outdoors contra o tabagismo e contra ao alcoolismo.
    Tem a ver com a instalação de painéis informativos em cada monte do concelho, porque os que existiam encontravam-se degradados. Nesses painéis são afixados informações não só da Câmara mas também das juntas de freguesia.
    Além destes, foram colocados 6 outdoors contra o tabagismo e 6 contra o alcoolismo.
    Ainda em relação aos outdoors promocionais de Alcoutim, a Câmara aguarda licenciamento das Estradas de Portugal para colocação de 2 no IC 27 antes do desvio para Almada de Ouro, sinalizando a marginal no guadiana, e outro perto dos Balurcos.
    A Câmara também aguarda autorização da Direcção de Carreteras de Andaluzia para instalação de 1 outdoor promocional de Alcoutim antes da Ponte sobe o Guadiana para quem vem de Espanha.
    Está esclarecida cara oposição?!...

    Cumprimentos

    Ligado à Câmara

    ResponderEliminar
  12. Já tinha prometido não postar aqui ideias/sugestões sobre medidas necessárias à alavancagem da economia em Alcoutim e pretendo cumprir, porque não quero deixar “mal dispostos” aqueles que preferem manter uma mentalidade «Velhos do Restelo ou Deolindas ».

    Mas só quis voltar aqui a este fórum para aplaudir esta ideia do amigo Alberto quando diz :

    "penso que deveria ser feito algo para empresas mesmo em Alcoutim mas nesse caso teria que ser algo como ninho de empresas como alias tem sido feito com sucesso noutros locais , o espaco e pequeno , para cada empresa nao sao necessarios mais do que 6 a 8 m2".

    Essa é também a minha opinião e que, à falta de uma melhor, seria sem dúvida uma aposta ganha para o concelho.

    Não se pode pretender relançar uma actividade empresarial neste ou noutro concelho, sem uma ajuda do poder local ou central, porque as finanças do País muito teriam a ganhar com iniciativas deste género, quer a nível dos impostos arrecadados, quer a nível dos subsídios de inserção ou desemprego.
    (recordo que há 40, 50 anos fomos um concelho com iniciativas e pujança comercial ) sei que os tempos mudaram, mas também mudaram para todos os concelhos e vejo iniciativas em alguns deles ao invés do nosso que se acoitou e preferiu ir para os subsídios e outros métodos fáceis de ganhar a vida.

    Força amigo Alberto ! continue a presentear-nos com as suas ótimas ideias / sugestões

    Melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. Em Alcoutim
    Nas contas sociais-democratas
    6+6 =12
    Nas contas socialistas
    6+6= 80 – à boa maneira do Sócrates…
    É por contas destas que o País está como está….

    CR

    ResponderEliminar
  14. Para o CR

    ligado à Camara disse nesta postagem (4 de

    Abril de 2011 02:15) :

    "E porque são dependências que requererem uma grande motivação de cada um, surgem esses outdoors ( 6 e não 80 e tal, como foi escrito no blog) para ajudar , para motivar os doentes para o tratamento."


    Quem é o troca-tintas??? pergunto eu.


    Outra constatação: o Audi A6 está à venda conforme edital da Camara. Dizem, nesse edital, que o carro está em bom estado!

    Afinal para que compraram o VOLVO!!

    É por aldrabices destas que o País está como está.


    http://www.cm-alcoutim.pt/portal_autarquico/alcoutim/v_pt-PT/pagina_inicial/destaques/edital+nº+5+2011.htm

    ResponderEliminar
  15. boas Tardes

    peco desculpa pois quando falei nos restaurantes de Alcoutim esqueci-me do Cadavais . e do das quatro estradas , por sinal explorado pelas mesmas pessoas ,
    caros amigos e especialmente o tao falado CR o Pais esta como esta , mas nao e so pelo Socrates mas sim por toda a classe politica que existe no nosso pais e pela qual estamos a ser governados desde o dia 26 de Abril de 1974 , todos tem culpas no cartorio , ninguem se livra dessa culpa , e alias nem os outros que votamos para que eles nos governem

    ResponderEliminar
  16. Como diziam os Romanos quando se referiam a nos e que eramos um Pais estranho pois nem se governava nem se deixava governar , como tal para que continuar a lamentar ??????????
    Dou os parabens a Camara por estar a tentar junto da IEP para a colocacao dos ditos paineis ,, ja agora e como sei que o sr ligado a camara vai ver o meu comentario . por favor , se tem algum poder na camara mande restaurar o que esta junto ao rio , assim como esta, da mau aspecto e e uma pena aquele painel estar assim naquele estado ate parece sucata , e desse modo cala um pouco os que dizem mal de tudo o que a camara faz , em relacao aos 80 ou aos 6 somente por malvadez ou quem nao conhece Alcoutim e que poderia pensar que os tais 39.000 euros eram dos painais das campanhas do tabaco e do alcool, mas enfim , como eu tenho dito varias vezes , muitas pessoas teimam somente em dizer mal , por exemplo apareceu um comentario muito negativo para a restauracao e hotelaria em alcoutim , quantos comentarios houve ????????? somente o meu !!!!!
    A istoria dos 39000 euros gastos em paineis ja esta mais do que gasta e continuam a bater na mesma tecla ,

    ResponderEliminar
  17. SE OS QUE POR AQUI ANDAM A LER E A COMENTAR SE INTERESSAM EFECTIVAMENTE PELO DESENVOLVIMENTO , BEM ESTAR , DO NOSSO CONCELHO , QUANDO SABEMOS DE ALGO DE ERRADO DOS NOSSOS GOVERNANTES DEVEM DIZER E COMENTAR , MAS TAMBEM DEVEM DEPOIS PARAR E APRESENTAR IDEIAS , E NAO VENHAM COM A ISTORIA DE QUE ESSE NAO E O NOSSO PAPEL

    ResponderEliminar
  18. Sr. Alberto a história dos paineis aqui neste blog, serviu tão somente para os responsáveis da Câmara, tarde e a más horas, prometerem a colocação de paineis uteis para o Concelho. Pelo menos essa sugestão foi, talvez a unica aqui debatida, a já ter resultados praticos...

    Está assim provado que a critica tambem é sugestiva.

    Não é preciso andar de Volvo para saber que os paineis serão mais uteis a promover as virtudes do concelho do que a denunciar as mazelas! Há sitios mais proprios e modos mais pedagogicos para fazer combate ao alcoolismo e tabagismo.

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  19. partindo do principio de que com esse nik sera uma menina , foi-lhe dizer um segredo , minha menina a decisao da camara partir para a colocacao de paineis desses onde agora o nosso amigo - ligado a camara - diz ja foi tomada ha muito tempo talvez ainda nao existisse este espaco de dialogo , ou se existia nao tinha a expressao que agora tem , por muito que nos custe a nos pensar que as nossas conversas aqui ja tiveram eco nos responsaveis camararios e afinal nada tiveram a ver com essa decisao , com isto nao quero dizer que nao continuemos a dar ideias , quem sabe um dia as nossas ideias serao efectivamente realidade , pior do que errar e nao fazer nada , e esqueca la a istoria de quem anda de volvo e das minhocas

    ResponderEliminar
  20. Pois fique a saber o amigo Alberto que ainda não vi da sua parte ideia que se aproveite.
    Tenha, ao menos, ideias originais e não cópias daquilo que os nossos vizinhos de Castro Marim, Mértola ou Almodôvar aplicam há muitos anos! Não é necessário julgar-se um génio para saber o que é necessário fazer. É, tão-somente, fazer politica em prol do desenvolvimento e não da caça ao voto!

    Já reparou que em Alcoutim gasta-se tanto ou mais dinheiro na publicitação das medidas do que na sua aplicação. Sabe, ao menos, quanto custa cada outdoor versus custo de cada terapia antitabágica?


    Outra ideia genial do sr. é essa da localização dos Parque Industrial. Redutora sem dúvida.

    Permita-me que o cite:

    1- fora das localidades
    2 - relativamento perto de auto -estradas , vias rapidas , portos , ou caminhos de ferro
    3 - mais ou menos centrais em relacao a area que servem


    … posto isto nao vejo como o nosso possa estar mal localizado…
    … eu nao encontro melhor loclizacao possível…
    …e no caso de ter clientes ia desenvolver aquela zona…



    Isso qualquer pessoa sabe:

    4-Então e os consumidores? 5- E a matéria-prima? 6- O tipo de empresas (micro, pequenas, médias,..) a que se destina? 7- Há mão-de-obra no descampado? Deslocação dos colaboradores? …. 8-É um parque de proximidade ou é dirigido a empresas para vender fora do concelho? 9- Queremos deslocalizar empresas do centro de localidades? 10- Agrupar empresas para aproveitar sinergias e clientes? 12- Quais são?13- Onde está a concorrência ao nosso Parque? 14- Vamos construi-lo a 20 min do de Mértola e de Castro Marim? 15- Na mesma “via rápida”? 16-Vamos tirar clientes aos outros ou são eles que inviabilizam o nosso PI?

    Não preciso dizer mais. O resultado do PI está há vista! As empresas , infelizmente, demoram a aparecer e tão depressa não o vão fazer! Os amigos do Sr. Presidente bem se apressaram a “comprar” lotes mas agora, por causa da crise (sic), adiaram os investimentos …!


    Interessante, essa sua observação, á publicitação do feira do Pão em Vaqueiros. Sabe por que não aconteceu? Simples é um junta do PS… e só tem valor as ideias do nosso Presidente. Aproveite, vá às actas da Câmara e veja qual a verba atribuída para a realização da feira. 650 euros! Compare com o que se gasta na feira da perdiz e veja a diferença! Pode também observar quanto vai para o Clube de Vaqueiros. 900 euros por mês! Sabe porque? Fácil. O presidente do clube é vereador do PSD!

    Ver para crer, é o meu lema depois de 16 anos de mentiras que atiraram o concelho para o fundo da tabela do desenvolvimento!
    Mas não há problema, dentro de 3 anos compram-se mais uns aparelhos auditivos, ou coisa semelhante, e as eleições estão no papo! Foi assim este tempo todo e continuará a sê-lo!
    VIVA ALCOUTIM, O CONCELHO MAIS POBRE DO ALGARVE RICO

    ResponderEliminar
  21. Caro Alberto e MN
    Parecem-me ser das poucas pessoas sérias e não politiqueiras que escrevem neste blog.
    Em relação ao Alberto, a ideia do ninho de empresas parece ter pernas para andar, mas ela passa pelas criação de uma associação empresarial do concelho e depois de constituída, deverá marcar uma reunião com o executivo para ver como se operacionalizam esses projectos.
    Sr. M.N. a ideia da plantação do figo de pita é muito interessante e ela poderá passar já pelo desenvolvimento de uma experiencia piloto (por exemplo 1 hectare) que poderá ser da iniciativa de uma cooperativa (por exemplo a do Pessegueiro).
    Se a cooperativa resolver avançar, deverá reunir com o executivo da Câmara para analisar os apoios possíveis.
    Agradeço aos dois, o vosso contributo sério para o desenvolvimento do concelho de Alcoutim.

    Ligado à Câmara

    ResponderEliminar
  22. Cara Chuva Miudinha
    A Sr.ª mete água por todos os lados.
    Vamos aos factos:
    Feira do Pão Quente- Iniciativa louvável da Junta de Freguesia do Vaqueiros que a Câmara tem acarinhado deste a primeira hora. Não só com o apoio monetário, (não só esse que referiu) mas também logístico, tal como o empréstimo das tendas, assim como a cedência e montagem do palco, o transporte das pessoas e artesãos, etc.
    Quanto à publicidade, ela foi e muito bem feita pela Junta nomeadamente com a colocação e faixas em todo o Sotavento Algarvio, tal como a Câmara está a fazer agora com a divulgação da Feira dos doces d’Avó (sai mais barato do que anunciar nos outdoors)
    Também a Câmara fez divulgação da feira na sua página na Net.
    Clube de vaqueiros- Ainda bem que falou nele. Foi recentemente dinamizado por uma equipa de jovens com o Vereador Hugo à frente, que, entre outras actividades culturais e desportivas participa com uma equipa de 20 crianças de todo o concelho no Campeonato Distrital de Infantis de Futebol 7. Sabe quem é o treinador? É o famigerado Vereador do PSD. Conhece muitos vereadores que nas horas de lazer dêem ao cabedal sem receber um tostão em prol dos jovens do seu concelho?
    “900euros mês?”
    Foi atribuído um subsídio como a qualquer clube. Por exemplo os inter-vivos recebem cerca do dobro (pelos vistos, agora, com ligações ao P.S.)
    A Sr.ª poderia ter falado do subsídio mensal de 1000 euros da Câmara à ADECMAR, (ligadíssima ao PS) para manter o rancho que actua esporadicamente.
    Não convinha, não era?... Pois….
    CR

    ResponderEliminar
  23. bons dias

    ideias originais ?????? mas quem disse que a minha ideia era original ?????? e ja agora o modelo que Mertola Castro Marim etc fizeram foram eles que inventaram ????? nao ha nada de mak em copiar e melhorar desde que nao sejam obras de arte !!!!! mas uma coisa nao percebo ???ficou muito exaltada sera porque afinal pensava que tinha sido este blogue o culpado da camara ja estar a pedir autorizacao ao IEP para a colocacao dos paineis . e afinal nada tivemos a ver com isso ??? ou sera o facto de a ter tratado como menina ?????? e que se foi isso desde ja peco desculpas pois nao quiz ofender ninguem , e mais um aparte parque industrial , e como o nome diz para industria nao e para comercio , em todas as localidades tudo o que e industria esta a ser deslocalizado para fora dos aglomerados urbanos , o facto de estar vazio ate pode ter a haver com o facto por exemplo , dos empresarios fora de alcoutim nao saberem que existe aquele parque , com precos acessiveis

    ResponderEliminar
  24. como pode numa localidade tao pequena haver tanta guerra PS e PSD se os lideres desses partidos soubessem , passavam a vir aqui todos os fins de semana !!!! desculpem mas esqueci-me que nao ha nenhum restaurante benza-te deus e depois os homens tinham que ir comer a Espanha ,
    mas o mais incrivel e que todos se conhecem todos se falam , assim que vem o sr Presidente la vem todos a correr uns mais disfarcadamente do que outros , e depois nas costas toma la que vai disto , assim e que e
    para terminar a resposta a menina , espero que nao se ofenda ,parte da resposta ja lhe foi dada pelo amigo ligado a camara , as minhas ideias ainda nenhuma se aproveitou , que foram itilizacao dos paineis para fazer publicidade a alcoutim , fazer publicidade no exterior ao concelho , e criacao de um espaco em alcoutim para micro empresas ( ideia copiada diz a menina de Mertola e Castro Marim , eu posso acrescentar , nao ha quase nenhuma cidade do pais que nos tenha )

    e ja agora quais foram as suas ideias????????????alem de dizer mal de tudo ???????????? dizer mal e facil , apresentar uma ideia por muita parva que seja ja custa mais , fique bem

    ResponderEliminar
  25. para > Ligado à Câmara

    Caro Sr. ,
    Pessoalmente aceito o desafio e, tão breve quanto possível, a Coopêssego irá solicitar ao Executivo da Câmara essa reunião, com o objectivo de serem encontradas as formalidades necessárias para o arranque desta experiência Piloto do Figo-da-India.

    Quero desde já felicitar o executivo camarário pela sensibilidade a esta potencialidade económica existente no nosso concelho e espero que outras mais se sigam e aconteçam.

    Aqui deixo um provérbio que poderá servir de exemplo :
    "Aqueles que hesitam, acabam não conseguindo nada. Somente a decisão corajosa traz a vitória. As pessoas decididas sempre criaram a ocasião propícia, através das suas próprias decisões. Essas pessoas não esperam que a oportunidade venha, nem se tornam escravo dela: elas criam a OPORTUNIDADE "

    Como disse o amigo Alberto no seu último comentário “ como pode numa localidade tão pequena haver tanta guerra PS e PSD “ e eu acrescentaria mais : Vamos todos formar um novo partido (virtual) com a sigla PDA - Partido Desenvolvimento Alcoutim e, todos em conjunto, lutarmos por um Alcoutim melhor e com futuro.

    Bem Hajam !

    ResponderEliminar
  26. Caro Alberto o problema é que em Alcoutim nem sabem copiar!

    É original a ideia do figo da pita... entretenham-se a plantar tuneiras e garanto-lhes que será um sucesso do outro mundo.

    Aproveitem e dediquem-se também á criação de minhocas. Para semental podem usar a do Sr ligado á câmara.

    O Sr MN, se não se importar, pode vir a minha casa trazer-me um canastro de figos da índia que eu pago-lhe com um cesto de ovos... pois que com o FMI a caminho o dinheiro irá ficar escasso...

    Cumprimentos a todos e votos de sucesso

    ResponderEliminar
  27. Caro(a) chuva miudinha,

    Não queira ser um “Deolinda” ou um “velho do Restelo”, use as suas capacidades em prol de um Alcoutim melhor, um dia será recompensado.

    Talvez não mereça a minha atenção (dou-lhe o beneficio da dúvida), mas para que não fique a pensar que tem razão no que disse sobre o figo-da-India, informo-o que já fui contactado por duas empresas interessadas em comercializar o nosso figo-da-india já na próxima colheita, uma delas no comércio do fruto e a outra na transformação do fruto em sumos.
    Existe uma outra que quer fazer experiências na área de gelataria.
    Esteja atento, porque até Julho pf , irão surgir novidades interessantes sobre o figo-da-india que você tanto despreza.

    Caro(a) chuva miudinha e outros mais como você : não sejam « retrógrados », juntem-se àqueles que têm ideias, coragem e vontade em trabalhar, lutar e contribuir por um Alcoutim inovador e desenvolvido económico e socialmente.

    Saudações Alcoutenejas

    ResponderEliminar
  28. Caro M.N.

    Ainda não acredito, muito, nas vantagens da Opuntia no que diz respeito à comercialização do fruto e nas mais valias deste para a ecónomia dos agricultores de Alcoutim.

    Por outro lado acredito que poderá ser uma grande ajuda no combate aos incêndios, num concelho que se encontra florestado com uns milhares de hectares de resinosas.

    Por outro lado acredito que também poderá vir a servir como forma de delimitação da propriedade de protecção para a caça (que tem sido importante para o concelho).

    Por tudo isto acho que faz muito bem em batalhar pela "TUNA", mas sempre olhando para todas as suas vertentes e não só enquanto fruta.

    ResponderEliminar
  29. Caro "O QUESTIONÁRIO"

    Se ler um artigo de opinião, publicado no blog Alcoutim livre (Quinta-feira, 30 de Setembro de 2010) aí pode vêr que, quando falo na Opuntia (figueira-da-India) menciono as várias vertentes que pode abranger, desde os beneficios na área Cinegética, à protecção da Floresta, ao interesse como paisagem Turistica, à Apicultura, ao interesse como ração para a alimentação do gado, etc. etc.

    Questione sempre !

    Melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  30. Bom dia
    Caro Alberto,

    Se resolver aceitar o repto de "Ligado à Câmara" quanto à criação de uma Associação Empresarial do Concelho de Alcoutim, desde já lhe ofereço os meus humildes préstimos, para o ajudar naquilo que estiver ao meu alcançe, disponha sempre deste seu conterrâneo.

    Um abraço do
    M.N.

    ResponderEliminar
  31. Lamento que este blog sirva para a guerrilha política, e que os seus intervenientes, sejam ligados á Câmara (PSD), sejam ligados á oposição (PS), o utilizem para discussões partidárias e acusações mútuas e não no interesse do desenvolvimento regional.
    Esta atitude é o reflexo da "partidocracia", que se vive em Portugal desde o 25 de Abril de 1974.
    Apenas serve os interesse daqueles que se habituaram a comer á "manjedoura" do Estado e não se interessam pelo desenvolvimento da "coisa publica" não estando minimamente interessados na “razoabilidade e bondade publica” das sua decisões, mas sim na sua permanente manipulação numa busca ávida de votos de uma população que não tem maturidade política para conseguir diferenciar e escolher o que de facto é melhor para ela.
    Aliás o Concelho de Alcoutim é o espelho do País, entraram milhões de euros e nada se fez em matéria da produtividade e da mais valia económica do Concelho que poderia agora, á semelhança do País, ter uma autonomia própria e não depender do Governo central, como o País depende da Europa.
    A incompetência, o discricionarismo, os interesses político-partidarios, e os interesses pessoais, sempre foram a forma de gestão autárquica conduzida pelos representantes dos partidos á frente da Autarquia.
    O resultado está á vista, uma população envelhecida e cada vez mais reduzida, sem formação em nenhuma área estratégica, proliferando os cursos de tudo e mais alguma coisa, apenas para pagar subsídios a quem o ministra e a quem os recebe, sem nenhum critério de utilização adequada á características endógenas do território e sem qualquer utilização produtiva.
    O potencial dos recursos endógenos do Concelho encontram-se subaproveitados, com permanente dependência de todos nos subsídios da Câmara e desta na dependência do Governo Central no seu orçamento autárquico, num ciclo vicioso “desvirtuouso” onde uma espiral negativa poderá conduzir o Concelho talvez ao seu desaparecimento.
    O aproveitamento das potencialidades existentes passaria pela organização dos processos produtivos, pela sua diferenciação ou criação de novos produtos e pela melhoria da sua qualidade através de uma organização mais eficiente das empresas, num contexto de combinação virtuosa entre os meios externos e a valorização dos recursos endógenos.

    O desafio consiste assim na revitalização, na manutenção incremento e diversificação da actividade produtiva e de serviços adequados ao território

    O objectivo central deverá ser fomentar a competitividade do território através da dinamização de actividades de base e mais valia económica de bens e serviços inovadores e alicerçados na valorização dos recursos endógenos, com sustentabilidade e com a preocupação de geração de efeitos de irradiação noutras actividades, contribuindo assim deste modo para criar condições para a fixação e renovação da população, combatendo a desertificação até agora verificada.
    Deveria ser missão da Autarquia e oposição desenvolverem um plano estratégico para a região onde as linhas mestras seriam mantidas, mesmo que se alterasse a “cor política” da gestão autárquica.

    ResponderEliminar
  32. "... uma população que não tem maturidade politica para conseguir diferenciar e escolher o que de facto é melhor para ela..."

    Salazar não diria melhor!

    Ligado á Câmara

    ResponderEliminar
  33. "... a população não tem maturidade politica..."

    já cá faltava um atestado de burrice ao povo de Alcoutim que se engana sempre quando elege os seus representantes...
    Depois segue-se um rol de vulgaridades e de vacuidades.
    Raio de Povo este que não vislumbra as virtualidades deste Guerreiro e de outros guerreiros iluminados que tudo resolveriam se estivessem no poder...
    CR

    ResponderEliminar
  34. Se dúvidas houvesse quanto a alguns comentadores, com os comentários apresentados neste “post” todas ficariam dissipadas. O ligado à câmara e o CR são, sem sombra de dúvida o Sr Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim. O estilo é inconfundível, eu é que sei, o que faço é que é o correcto, nunca me engano e raramente tenho dúvidas.
    Se o autor do blog me permite, também gostaria de repor alguma da verdade. Sim, porque o Sr. Presidente continua a querer jogar areia para os nossos olhos. Parece que está em campanha eleitoral, embora diga que não é político (deve ser eu então).
    O Sr refere que à Câmara criou um gabinete só para as candidaturas chefiado por um tal Dr. -----. Estive a ver o organigrama da autarquia (que por sinal está na net) e tal não consta. Não existe nenhum gabinete de candidaturas. Mais uma mentirita sem maldade.

    Referiu que os cartazes eram 6, depois já aceita os 12. Afinal não sabe do que está a falar. Por acaso até são mais, basta contá-los. Mais uma mentirita sem maldade que passava, não fossem alguns malvados que perdem tempo em ver estes pormenores à lupa.

    Bem que pode agradecer ao Alberto e ao MN por lhe darem ideias para desenvolver o concelho, porque das cabeças dos membros do executivo não sai nada de jeito, a não ser uns subsídios a alguns clubes privados (digo recreativos) do concelho, que por sinal recebem mais do que as juntas de freguesia a que pertencem… mas claro, o Alberto e o MN se quiserem avançar têm que ir ao beija-mão do Sr Presidente. Já agora uma ajuda ao MN e ao Alberto, levem uma menina de “mini-saia” que os subsídios aumentam significativamente…
    Quanto à associação empresarial que fala, não sei porque tem de ser ela a avançar com a ideia do ninho de empresas. A não ser que seja mais uma tacho para o protagonismo do amigo padeiro de Martinlongo…

    Ai ai Sr. Presidente. Então a equipa de futebol do vereador tem 20 miúdos? Mais uma mentirita inocente. Desafio-o a dizer os nomes dos 20. Claro que os seus vereadores são os melhores do mundo. O de vaqueiros até trabalha fora da hora de serviço “em prol dos miudos”. Sr presidente, quantos fazem e fizeram o que ele faz, mas sem carro à disposição, sem os serviços da autarquia e sem …900€/mês. “com as calças do meu pai também sou um homem”. Tirando os intervivos quantas associações culturais e recreativas no concelho recebem esta verba? Já agora para quê? Uma equipa de futebol de miúdos gasta assim tanto dinheiro?

    Ai ai Sr Presidente, sempre em campanha, sempre a tentar jogar areia para os olhos dos outros. Fale a verdade e quando não sabe informe-se antes de dizer asneira. É que vindo de si fica muito mal.

    ResponderEliminar
  35. De metirita em mentirita enche a galinha o papo!

    A propósito, o tal gabinete "só para as candidaturas", foi o que deixou voar o apoio financeiro ao lar em Martim Longo??

    ResponderEliminar
  36. Tão preciso que o nosso Desligado é… ou estará (mesmo) desligado?!...
    Pois, o Dr. Nelson não tem um gabinete.
    Deve trabalhar na rua à procura de fundos comunitários…
    - Se 6 cartazes são uma mentirita, o que será o 80?
    - Vamos lá à mentirita da equipa e futebol:
    1- Alexandre Guerreiro
    2- André Madeira
    3- Bruno Ramos
    4- Daniel Martins
    5- Daniela Carmo
    6- Diogo Vilão
    7- Filipe Martins
    8- Gonçalo Gonçalves
    9- Ivanilson Seabra
    10- João Domingues
    11- João Melo
    12- José Teixeira
    13- Luis Simão
    14- Nuno Rosário
    15- Paulo Mendes
    16- Rafael Palma
    17- Ricardo Martins
    18- Rubem Amaro
    19- Samuel Luis
    20- Filipe Afonso
    - Lar de Martim Longo?- Está-se a referir à candidatura apresentada pelo Centro Paroquial de Martim Longo depois da Câmara ter financiado a aquisição do terreno e a elaboração do projecto?!...
    Refere-se à candidatura chumbada pelo governo do Pseudo Eng. Sócrates das mentironas, que faliu o País e agora já não há dinheiro para lares, nem para nada!?
    CR

    ResponderEliminar
  37. É esse lar sim senhor! Aquele onde o Sr. já investiu uma carrada de dinheiro, que lhe enviou o pseudo eng., e que depois desviou para Balurcos onde o Sr. ocupa lugar na direcção na Instituição!

    Dê-me 3000 euros mês de ordenado, carro, roupa lavada, despesas de representação e mais 900 euros/mês para despesas que eu pego em qualquer clube do concelho e "nas horas de lazer dou ao cabedal sem receber um tostão em prol dos jovens do meu concelho"!!

    ResponderEliminar
  38. Vamos lá esclarecer a nossa chuva miudinha: o projecto e os terrenos do Lar de Martim Longo, foram pagos com dinheiro dos cofres do Município.
    A Câmara tem o dinheiro – porque tem uma boa gestão financeira – para pagar a sua parte
    ( +/- 50%) tanto do Lar dos Balurcos como do lar de Martim Longo.
    A candidatura do Lar de Martim Longo apresentada pelo Centro Paroquial foi reprovada pelo governo, sem qualquer razão objectiva para tal.
    Estranha-se que o Padre Atalívio e o Presidente da Câmara não tenham conseguido ser recebidos em Lisboa no Ministério da Solidariedade Social. Sabe-se que o PS/ Alcoutim é capaz de tudo...
    Aguarda-se nova apresentação de candidaturas, se a triste situação do País, deixada pelo Eng. Sócrates, o permitir.
    Já nos tínhamos apercebido que os cúpulas do PS/ Alcoutim tinham muito jeito para treinadores…. de bancada!...

    Ligado à Câmara

    ResponderEliminar
  39. Quem vê os treinos não vê 20 jogadores, nem pouco mais ou menos,de onde sairam esses todos? Parecem coelhos a sair da cartola de um mágico.
    Quanto ao Gabinete das candidaturas reconheça a mentira. Obviamente que o Dr trabalha num espaço como os outros, agora dizer que existe um gabinete de candidaturas é uma verdadeira mentira.
    Então reconhece que os cartazes afinal não são 6.

    Sabe qual é o seu problema, o Sr devia passear menos no volvo e pensar menos nas soudes e fazer mais o trabalho de casa, ou seja, ligar-se efectivamente à câmara pois o Sr está completamente DESLIGADO.

    ResponderEliminar
  40. De ALGUÉM

    Bem-haja GUERREIRO !!!! assim vale a pena visitar o blog.

    O Ligado à Câmara diz algures nos seus desmesurados comentários “ … criaram-se cerca de 2 dezenas de sítios de interesse turístico, nas áreas de museologia, arqueologia, etnografia/artesanato e património natural, histórico e cultural …”
    Questiono:
    - O Concelho tem um programa turístico - cultural sustentável no âmbito do património natural e histórico-cultural? Ou seja há um projecto equilibrado, do ponto de vista regional, programado e estruturado e equitativamente distribuído pelo território ou basta criar duas dezenas de sítios de interesse turístico?
    - Quais os critérios de selecção dos sítios intervencionados e onde se situam? (a pergunta refere-se ao património local considerado de interesse nacional. Há freguesias que vêm esse património completamente abandonado)
    - Promoveu-se uma distribuição equitativa destes sítios intervencionados por toda a área geográfica do concelho para levar os visitantes de Alcoutim a outros pontos do concelho e atenuar o isolamento destas populações e promover a sua singular identidade local?
    - Um turista que passou por Alcoutim e volta passado algum tempo para fazer uma visita cultural, encontra novidades? Há novas dinâmicas nos sítios museológicos e arqueológicos já intervencionados? As brochuras disponíveis nos pontos turísticos estão actualizadas? E quanto aos horários, têm horários normais de funcionamento?
    No dia 4 de Abril e relativamente aos fundos comunitários diz “…Nesta matéria uma grande diferença entre o actual executivo e o anterior, é que este criou um gabinete chefiado pelo Dr. Nelson para aproveitar até ao tostão, todos os programas comunitários.”
    Finalizo: A interioridade e a desertificação combatem-se com politicas integradas e sustentáveis, está provado que gabinetes há muitos … assim como políticos …

    ResponderEliminar
  41. Boas Tardes

    e lá continuamos nós preocupados em descobrir uma meia mentira da parte dos nossos governantes , para tentar acabar com a discussão dos paineis se serão 6 ou 12 ???? por que não dizer os locais onde eles se encontram e aasim depois partir para outro tema de discussão , eu conheço 2 locais , (entrada de Alcoutim junto á ponte e saida do IC27 ) quem sabe onde estão os outros , em relação aos treinos do clube de Vaqueiros até já disseram o nome de todos os atletas e se alguem vai aos treinos e não viu lá todos , é porque estão em casa a descansar , se por acaso fôr ao galinheiro da luz , também não vê lá todos os jogadores , todos os dias , ou vê ??????

    ResponderEliminar
  42. quando digo galinheiro da luz , estou a referir-me a um clube que existe em Lisboa ali para os lados da luz , onde por acaso umas vezes por outras a luz desaparece ,

    ResponderEliminar
  43. para Ligado a camara

    tem assim tanto dinheiro por que pediu, ou vai pedir, um emprestimo de 600 mil para o lar de Balurcos?

    Outra confusão nessa sua cabecinha: ter dinheiro naõ quer dizer boa gestão financeira! pode ser, tão somente, incapacidade ou incompetencia para o investir...! certo? acho que é o seu caso.

    ResponderEliminar
  44. Ora vamos lá dedicar um poema de Augusto Gil à nossa oposição desligada (da realidade) de Alcoutim.
    Cartazes- Serão 6? 12? 80? 100 não serão certamente e a chuva (miudinha) não bate assim…
    Jogadores de Vaqueiros- Serão 20? 19? 21? 100 não serão certamente e a chuva (miudinha) não bate assim…
    Dr. Nelson- Será gabinete? Será secretária? Na rua não será certamente e a chuva (miudinha) não bate assim.
    Blog – Será Cadavais? Será Almariado? A Maria não será certamente e chuvinha (miudinha) não bate assim.
    Será guerreiro? Será Salazar? Alguém será certamente… E o blog diverte assim
    Bem-haja
    CR

    ResponderEliminar
  45. O mostrengo que está que está a dar cabo de Alcoutim
    Na noite de breu ergueu-se e disse assim:
    Aqui quem manda
    Sou eu
    El REI D. Cacatim

    De quem são as gajas onde me roço?
    De quem as vulvas que vejo e ouço?
    Disse o mostrengo, e rodou cinco vezes,
    Cinco vezes rodou imundo e grosso.
    Quem vem poder o que só eu posso,
    Que moro onde nunca ninguém me visse
    E escorro medos no mar sem fundo?
    Eu sou homem que mente
    os outros estão em segundo!

    ResponderEliminar
  46. Este blog, continua a mostrar bem como as pessoas confundiram democracia com falta de educação e de respeito para o próximo... Já algum tempo que por aqui não passava e vejo que isto não passa de meras conversas de soalheiro bem ao estilo da serra e de quem nada tem para faze, ao não ser falar mal, mal e mal. Se olharmos para trás, 20 30 anos, hoje em alcoutim vive-se bem e muito bem ou será que aquilo que os Alcoutenejos ou residentes de Alcoutim expôe na montra não coincide com o resto da mercadoria do armazém? Ou estão a tentar deitar terra para os olhos de quem? Com ordenados de 700 Euros como falam como conseguem comprar audis e outros topos de gama... explique-me como duplicam o Vosso dinheiro porque aqui pelo Litoral com ordenado um pouco melhor não dá para fazer a vida que grande maioria dos residentes de Alcoutim fazem... E para terminar... para termos um blog destes onde só se fala mal, ponderem e encerrem esta página porque a critica tem quem ser sempre construtiva...
    E po muito que falem o mérito do executivo é bem conhecido por todo o lado... ms realmente ninguém pode ser bom padre na freguesia onde nasceu e os santos da casa também não fazem milagres...

    ResponderEliminar
  47. até que enfim que aparece mais alguém que também esta de acordo comigo quando digo para apresentarmos ideias e não somente criticar , caro amigo não deixe de visitar este cantinho , pois assim pode ser que juntos conseguimos abanar um pouco estas humildes cabeçinhas , e convence-los de que este espaço pode e deve ser um espaço aberto á critica mas construtiva e além do mais dar ideias por muito parvas que sejam e se o executivo gostar delas por mim não vejo mal em aplica-las e depois disserem que foram ideias deles , como já alguem usou este argumento para não dar ideias , quando conheci este cantinho era o único que não era bota abaixo , a seguir apareceu o nosso amigo do figo de pita e entretanto surguiu mais um outro mas ainda somos poucos , por isso fique por aqui

    ResponderEliminar
  48. Bons dias,

    Venho reforçar, com a minha opinião, o que o Alberto disse no seu último comentário.

    O que importa é que sejam aqui apresentadas opiniões e ideias válidas e exequíveis, porque quem as diz, não pode reclamar qualquer paternidade pode, quanto muito, um dia dizer que contribuiu para implementar um movimento cívico e que ele ajudou a melhorar a economia de Alcoutim.
    Porque ninguém inventa nada hoje em dia, pode sim melhorar o que já foi anteriormente inventado.

    « O Desligado » disse num comentário anterior :

    “ Bem que pode agradecer ao Alberto e ao MN por lhe darem ideias para desenvolver o concelho, porque das cabeças dos membros do executivo não sai nada de jeito, a não ser uns subsídios a alguns clubes privados (digo recreativos) do concelho, que por sinal recebem mais do que as juntas de freguesia a que pertencem… mas claro, o Alberto e o MN se quiserem avançar têm que ir ao beija-mão do Sr Presidente. Já agora uma ajuda ao MN e ao Alberto, levem uma menina de “mini-saia” que os subsídios aumentam significativamente…”

    Creio que é uma observação um tanto ou quanto infeliz, porque penso que ela pretende unicamente prejudicar alguma negociação entre a Câmara e essas pessoas que referiu.

    Na parte que me diz respeito, acho que a Câmara deveria IGNORAR essas observações, porque elas só pretendem provavelmente semear discórdia e atingir objetivos obscuros.

    Se eventualmente alguma experiência piloto avançasse, ela seria a nível da cooperativa Coopêssego e quem ganhava não seria eu, mas sim a cooperativa, mais as dezenas de sócios e o Concelho em particular, porque a verificar-se uma experiência com êxito, como antecipo, todos aqueles que possuem terrenos no concelho com aptidões para a plantação da figueira-da-india, sairiam beneficiados desta experiência piloto além de que, tenho em mente um projecto para apresentar nessa eventual reunião entre a Câmara e a Coopêssego, que poderá beneficiar, já este ano, na próxima época do Figo, muitos Alcoutenejos que possuem alguma produção de Figo-da-índia.

    Como o Alberto disse e muito bem : “além do mais dar ideias por muito parvas que sejam e se o executivo gostar delas, por mim não vejo mal em aplica-las e depois disserem que foram ideias deles”.

    No caso da Figueira-da-India e realçando a ideia apresentada por « Ligado à Câmara » sobre uma possível experiência Piloto proposta, ela poderá revestir-se de uma enorme importância e também uma maneira mais fácil de descobrir as enormes potencialidades que este fruto encerra.

    Saudações Alcoutenejas !

    ResponderEliminar
  49. Bom dia amigo Alberto, vou continuar concerteza a criticar construtivamente e aplaudir a quem tem demonstrado excelente trabalho, e como natural desse Concelho, ainda me lembro do que ele era há 30 anos atrás... Todos os meses vou a Alcoutim e cada vez mais não importava de voltar a viver em Alcoutim, coisa que há 30 anos nunca pensaria em tal vir a acontecer... Hoje vive-se melhor em Alcoutim e nos montes do Concelho de Alcoutim... Que pena que muitos que já partiram não puderam usufruir de água canalizada, esgotos, casas de banho canais de televisão, carrinhas para irem ao médico, serviços de enfermagem ao domicilio, e tantas e tantas outras coisas... Podemos fazer ainda mais mas devido aos constragimentos financeiros que o nosso País atravessa não será uma tarefa fácil para nenhum munícipio... melhores dias virão, vamos ter fé e esperança e ver os cenários pelo lado positivo!

    ResponderEliminar
  50. bom dia entaõ para quando o canil?? o que era para ser junto as bombas!!! e o tal gabinete para tratar das crianças em risco!!

    ResponderEliminar
  51. Boas Tardes

    este cantinho tem estado muito calado , será que é por ser Pascoa ???? das várias conversas neste blogue há uma que parece ir avançar , que é a da criação da associação de empresários de alcoutim , segundo me apercebi está em fase avançada e brevemente irá ser dada a conhecer aos empresários da região , inclusivé parece já ter logotipo , e estatutos em fase avançada , vamos a ver se tem pernas para andar

    ResponderEliminar
  52. Boas tardes
    Caros Conterrâneos,

    Também digo o mesmo, este cantinho ficou de repente parado no tempo... adormeceu... ou talvez se deva às férias da Páscoa.

    Quero, antes de mais, dar os parabéns ao Alberto e igualmente ao Executivo da Cãmara, pela celeridade com que actuaram e colocaram os alicerces dessa futura "obra" da associação dos empresários de Alcoutim.

    São os grandes homens e mulheres, com coragem e determinação, que constroem um Portugal melhor e só eles podem ajudar o País a sair da crise (dos fracos não reza a história).

    Bem Hajam !!!

    Também eu gostaria de dizer aqui que "não caiu em saco roto" a luta que foi desenvolvida sobre a planta Opuntia e o seu valor sócio/económico.

    Oportunamente darei conta neste espaço, os avanços feitos quanto à experiência "Opuntia" mas para já, estão de parabéns o Concelho de Alcoutim e o Executivo da Autarquia, pela sensibilidade demonstrada no aproveitamento das potencialidades existentes.
    Um muito obrigado em nome pessoal e da Coopêssego.

    Desejo a todos os Alcoutenejos uma Páscoa feliz !

    ResponderEliminar
  53. Realmente será uma obra hercúlea fazer uma Associação de Empresários sem empresários. Desejo as maiores felicidades à futura corporação.

    Mas será necessário andarem já a fazer a festa?

    Esperemos pelo concluir do telhado... só alicerces não chegam para definir os grandes mestres! Não vale atirar já os foguetes! Vão fazendo por aí uns banquetes, à conta da futura associação, que nós pagamos…não tem problema!

    Oxalá essa “grande obra” não morra nos alicerces como aconteceu às 3000 camas turísticas, aos campos de golfe, aos hotéis de Finca Rodilhas e outros grandes projectos que morreram, não nos alicerces, mas na casca.

    Das Energia Renováveis continuamos à espera dum qq mês de Fevereiro para início das obras…

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  54. Bons dias

    Mais uma vez aqui está a verdadeira arte de algumas miudinhas , dizer mal de tudo e de todos , se ninguem faz nada , é criticado , se algume resolve fazer algo é logo bombardeado , ,ou porque está a copiar o que se faz noutros locais , ou então podem começar os banquetes e nós a pagar , pelo que me toca espero bem que a tal associação tenha sucesso , é que ainda mal nasceu a ideia e já tem um opositor , assim é que é .e já agora deixe de ser miudinha e seja mulher , senão um destes dias ainda morde a lingua e depois pode morrer envenenada

    ResponderEliminar