segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Ele há com cada coincidência…

Mais um fim-de-semana que fui à minha terra e mais novidades trouxe. Alertado por um amigo para um novo tipo de construções que estão a surgir no nosso concelho, decidi ir ver com os meus próprios olhos. De facto está na moda a construção de um tipo de habitação chamado armazém-moradia. Este tipo de casa tem este nome pois é licenciada como um armazém agrícola com 50 ou 60 m2 mas que rapidamente se converte numa moradia com mais do triplo da área. Já existem no concelho pelo menos 3 (pelo menos estas estão mais visíveis por se situarem junto a estradas com muito movimento), uma para os lados de Santa Marta, outra para os lados de Santa Justa e outra para os lados do IC 27. O que mais me surpreendeu foi saber que pertencem a pessoas ligadas ao PSD e muito próximas do Sr. Presidente. Mas claro, tudo isso são meras coincidências, pois o executivo de certeza que desconhece estas existências, caso contrário teria de aplicar a lei… O que mais me indigna é o facto de estas se situarem em áreas onde não se pode construir (como diria o Sr. Presidente: nem um casinhoto para guardar a enxada se pode construir). Quem quer fazer algo de forma transparente leva com uma reprovação em cima, mas estas construções foram possíveis graças a um novo modelo arquitectónico o chamado armazém-moradia. Quero crer que proximidade dos seus proprietários ás pessoas do executivo é pura coincidência e que o executivo desconhece a sua existência pois caso contrário seria a prova do regabofe que vai na gestão do município.

44 comentários:

  1. Pois é !!!! mais uma "calúnia" do autor do blog.

    ResponderEliminar
  2. Coincidências II
    Coitada da Paula Fanecas, não está melhor. “ Da Depressão” Esqueceu-se de referir os 2 armazéns-moradias do Mandatário- Socialista José Eduardo, com ligações (familiares e não só) à autora do texto.
    Coincidências…
    CR

    ResponderEliminar
  3. Coincidências
    E o fiscal Abel também se esqueceu do armazém-moradia da mamã, em Alcaria Queimada.
    Coincidências…

    Maria Alcouteneja

    ResponderEliminar
  4. Gostaria de aproveitar o recente surgimento de novo contributo "literístico" da autora do blogue para solicitar que a mesma se concentre mais nos assuntos que pretende abordar, já que os mesmos estão a perder impacto, criatividade, Graça e companhia... O que na verdade até me causa alguma surpresa já que a vida da autora é feita de vida intensa e extasiante.

    ResponderEliminar
  5. a pena que eu tenho é de não ter também um armazém-moradia, mas o importante nesta noticia é o facto de não se cumprir regras neste conselho, ou melhor só alguns é que tem que cumprir, sim porque existem outros que são beneficiados, e nem é necessário falar de A,B ou C, porque todos sabemos quem são...
    já agora muitos parabêns pelo blog e pela coragem de o ter criado, que continue por muito tempo, esmiuçando a podridão da nossa vila...

    ResponderEliminar
  6. É com enorme prazer que estou a assistir ao nascimento e crescimento deste fantástico espaço de debate. Os meus parabéns por esta iniciativa. Constato que existem no nosso concelho boas e válidas opiniões - refiro-me não apenas à autora do blog mas também aos caríssimos comentadores.
    Hoje, é consensual que não somos um concelho com um bom nível de qualidade de vida mas com este espírito estaremos concerteza à altura de darmos os passos necessários para que, num amanhã próximo, sejamos alcoutenejos ainda mais orgulhosos.
    Um abraço a todos. Viva Alcoutim!

    ResponderEliminar
  7. e´ tudo a mesma gente! falaõ falaõ mas fazem o mesmo!! 16 anos de ps outros tantos psd só constroi quem é da cor só tem emprego quem da cor é!! viver em Alcoutim é bom!só para alguns e da cor!!!.,

    ResponderEliminar
  8. Maria Alcouteneja, outra coincidência que também me apercebi, é que com computadores de serviço e durante as horas de trabalho, não devia andar no blog. A não ser que seja a mando do patrão.
    Saudações a todos.

    ResponderEliminar
  9. Sr.Hugo,

    Pense... pense bem, (acaso esteja a pedir demais..?)Não estará a dar tiros nos próprios pés? É que lhe fica tão mal o que escreve, como escreve e sobretudo o facto de escrever...
    Não tente intimidar, isso não nos impressiona... fica-lhe mal, muito mal. Concentre-se. Mas continue a participar...

    ResponderEliminar
  10. Já tinha saudades dos comentários do Sr do bigode, o tal careca do volvo.
    A atitude é tipica de quem não tem argumentos para rebater, logo recorre à ofensa e baixo nível. O que foi exposto não tem defesa possível. São factos e contra eles não há argumentos. Há mais armazéns desses? então digam quais e actuem...Não me interessam se são de A ou B, agora não venham dizer que são calúnias.
    Já agora, fica-lhe mal falar em nomes de pessoas, não devemos entrar nas guerras pessoais. As únicas que podem e devem ser julgadas são as que ocupam os cargos políticos e sempre enquanto titulares desses cargos e não enquanto pessoas "per si".
    Cada vez gosto mais deste Blog. Estou a gostar de ver o nervosismo do Sr de bigode com as verdades a virem ao decima.
    Bem haja a todos

    Ass: Tiririca, pior que está não fica.

    ResponderEliminar
  11. Gostei dos comentários do Tiririca e do dimaria. Pluraridade de ideias precisa-se. Parabéns!

    esta questão do Arma(m)zem-Moradia terá sido a razão por que um volgal da Assembleia Municipal não votou a ultima alteração ao PDM,alegando ser parte interessada no processo, conforme consta no Aviso nº 18625/2009 do Diário da Republica?

    Pensava eu que a alteração ao PDM era do interesse de todos. De todos? então quem o votava se era parte interessada?

    Desculpem to confuso... vou bober um almariado!

    ResponderEliminar
  12. Com o que tenho assistido neste blog, chego rapidamente à conclusão que a oposição à presidência Amaral escolheu mal os seus BOYS para efectuar o ataque ao poder.
    O Sr. Galrito, O Sr. Xavier, O Sr. Eduardo e mais recentemente o Sr. Gonçalves, já deviam ter aprendido que não é assim que se faz politica.Isto só demonstra sede de poder, não sei com que objetivo, mas calculo que estão preocupados em resolver as suas vidas financeiras e pessoais, visto que só assim conseguem singrar na vida.
    Não se ataca assim uma pessoa que está bem vista pela população, ou será que não aprenderam com o último exemplo do nosso partido "Manel Alegre".
    Temos que reconhecer que Amaral conseguiu dignificar e credibilizar Alcoutim e as nossas gentes. A forma como tem governado e as suas politicas têm sido alvo dos maiores elogios, desde Presidente da República, governantes do PS, analistas, comunicação social, etc.É certo que a oposição anda cega e como diz o ditado "cego é aquele que não quer ver".
    Para gerir os destinos de um Municipio não basta querer, têm que se ter gosto e saber, a oposição com atitudes destas só demonstra que não sabe e ainda vai demorar a aprender.
    Não é com gente desta que chegamos lá, cresçam, deixem de ser parvos, se não nem nas próximas.

    ResponderEliminar
  13. Tal como foi referido no primeiro artigo deste blog apenas são aceites referências aos politicos enquanto ocupantes de cargos públicos. Todas as referências explicitas a pessoas que não ocupem cargos públicos serão de repudiar e poderão ser retiradas, bem como comentários de cariz meramente ofensivo. O objectivo deste blog não passa por acertos de contas ou por guerras partidárias (contrariamente ao que alguns querem fezer crer)
    Depois não venha a dizer que não há democracia neste blog. Tudo tem limites.

    ResponderEliminar
  14. Caros "B",
    Mas se solicitam a minha participação, terei que escrever! Isso não deita por terra o que por acaso pediram?
    Mas adiante... O que eu quero é que escrevam! Escrevam muito e durante o tempo considerado necessário. Pois se há coisa que já não conseguem é impressionar ou até mesmo espantar! Continuem... Abrazos

    ResponderEliminar
  15. Ai Credo!
    Fica tudo tão excitado quando o Cristiano Ronaldo escreve.
    Não entendo…
    Foi só completar 1 bocadinho do texto da nossa Paula- A grande líder da oposição Alcouteneja.
    CR
    P.S Adoro os comentários do Tiririca Dadá do Vascão.
    São de partir o coco.

    ResponderEliminar
  16. Ho Sr. Fiscal Abel não o fazia tão zeloso do Património Municipal. Daí a explicação para querer andar no serviço com motorista e carro Top de Gama….

    Maria Alcouteneja

    ResponderEliminar
  17. ...é deveras extasiante ler os comentários e perceber como alguns comentadores ficam nervosos com o que aqui se diz... Na minha opinião não é uma questão de cores nem de partidos, é simplesmente uma questão de ética e de principios, coisas que estão em vias de extinção e de que os nossos governantes (sejam eles quem forem...) padecem de uma extrema carência... e assim se vão gozando às custas da apatia do zé povinho...
    ... Que, ao menos, aqui se continue a expôr a realidade dos factos... nem que seja para deixar os "nervosos" a pensar...

    ResponderEliminar
  18. Bom dia a todos,

    Não vou entrar no « autocarro das críticas » a minha postura como comentador deste espaço, será sempre em defesa e de encontro aos interesses do concelho de Alcoutim.

    Gostaria de elogiar o comentário do Alberto (julgo ser o verdadeiro).

    Caro Alberto, gostei do que escreveu, as suas opiniões revelam bom senso e equilíbrio democrático. Como diz, o actual executivo camarário tem conseguido com inteligência, desde o princípio, capitalizar a maioria do eleitorado e com isso ganhar eleições.
    Se foi com lisura ou não, não me compete a mim julgar, porque para uns, lisura tem um significado e para outros já tem outro, depende da contextualização, no momento. Mas temos que reconhecer mérito e eficácia nas políticas adoptadas. Quanto a mim, o melhor que a oposição tem a fazer é aliar-se às políticas do Executivo e tentar apresentar ideias ainda melhores, em prol de um Alcoutim mais próspero, se não tem melhores alternativas para apresentar e assim desalojar o actual poder, lembro aquela frase: " Se não consegues vencer a guerra, alia-te ao inimigo" é que, neste caso, a vitória a saborear seria para todos os Alcoutenejos, incluindo a oposição.

    Bem hajam e tenham tudo de bom.

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde, gostaria de saber,D. M. R. e Sr. Alberto, quem quer que sejam, qual foi o merito e eficácia que o actual executivo trouxe a Alcoutim, sim digam gostaria de saber, porque em 16 anos que lá estão ainda não consegui ve-las, estarei eu cega, intenções não contam, contam simé resultados e ainda falavam mal do Sr. Manuel Cavaco, esse sim fez diferença, desde ai apenas vejo crescer a aldeia de Martimlongo, mais uma vez me pergunto estarei eu enganada e cega no que vejo no dia a dia, ou apenas os que falam de outra forma não são mais os que apenas vêm de ferias e nada vêem...

    ResponderEliminar
  20. Tomei conhecimento deste sitio e vim espreitar pensando encontrar qualquer coisa de útil para a imagem do concelho.
    Para meu espanto o que encontro é um "Jornal do Soalheiro" à moderna.
    Diz-se muita coisa..........ideias válidas muito poucas.
    ACORDEM!!!!!
    Como dizia o filósofo:
    "O Povo, apenas o Povo é a força motriz.....o criador da História Universal...."

    ResponderEliminar
  21. Caro M.N.

    Voçê tem o direito de tomar o autocarro que quizer, ainda bem que temos a possibilidade de escolher.

    Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
  22. JM Candeias,

    E espírito crítico, não?e verdade? e não comer e calar? E imparcialidade?
    Quanto à imagem do concelho,não se preocupe, essa é muito bem trabalhada pelo executivo,os tais "amigos que nunca nos abandonarão" (ou serão antes os amigos que se orientam a si e aos seus...?). Essa ideia de que estamos muito bem, esse sentimento de que temos muito a agradecer, esse pensamento que os "senhores" são insubstituíveis, que melhor é impossível, chateia-me, aborrece-me. Essa sua citação é muito válida, mas pense no nosso contexto,pense na meia dúzia de favores que se fazem por ano e avalie. Deixei de acreditar na seriedade do trabalho, na isenção, na gestão e por isso insurjo-me... isso não é válido? Ou está à espera que venhamos todos para aqui apresentar projectos políticos para o concelho? Para mim essa é a grande verdade/necessidade: Alcoutim precisa urgentemente de um rumo - SÉRIO.Antes disso, é bom que se saiba que nem todos se iludem com essa almas bondosas e sapientes, que, coincidência das coincidências, são todos ou amigos ou familiares uns dos outros...Sr. J-Cadeias, nós estamos acordados... e o senhor está?

    ResponderEliminar
  23. D. Ana
    Quer queiramos quer não, Alcoutim está diferente.
    Com esse seu comentário só está a fortalecer mais esta presidência, porque as pessoas ainda se recordam do que era Alcoutim à 16 anos, ou será que ainda não era nascida?
    Moderem os vossos comentários e escrevam sobre aquilo que sabem e deixem-se do "diz que disse", não se esqueçam que também lá estivemos e os nossos telhados tem vidros maiores.
    Quanto ao Sr. Manuel Cavaco, é verdade que também fez alguma coisa por Alcoutim, mas não nos esqueçamos do motivo que levou á sua saida.
    Onde está a inteligência deste PS Alcoutim, andam a dormir?

    Alberto

    ResponderEliminar
  24. Ana
    Não fique tão exaltada querida.
    Não perca a graça.
    Desculpe, pensei que Martim Longo pertencesse ao concelho de Alcoutim.
    Devo- me ter equivocado.
    Deve pertencer a …. Tavira, ou será Almodôvar?! Não, já sei: Pertence a Mértola.
    1Bj
    Maria Alcouteneja.

    ResponderEliminar
  25. B,
    O sonho é legítimo... Mas o sono pesado da nossa/vossa indignação atrai o caos. Precisamos acordar para o facto de que as mudanças começam dentro de nós!

    ResponderEliminar
  26. Sr. J- Candeias,

    Não percebi o que disse…
    A mim parece-me que o caos já está instalado e resultou, quando a mim, do excesso de confiança depositado em quem supostamente nos governa e cuja primeira preocupação é assegurar as eleições seguintes. O caos resulta do marasmo em que nos deixamos ficar, distraídos com campanhas de tabagismo, alcoolismo e operações de charme baratas. Não entendo porque ficam tão melindrados com o que aqui é dito. O povo ditou e provavelmente continuará a ditar o mesmo. A história diz-nos que as minorias não passam disso mesmo. Mas que se saiba que há gente que é livre porque não deve favores, não tem empregos camarários, consultas médicas, cabazes de natal e beijinhos… que há gente que sabe que a gestão é má, que o que é prioritário é tratado como acessório. Que há quem não aceite que se viva eternamente à sombra de glórias passadas, muito felizes e orgulhosos da bondade de quem se orienta, À GRANDE .... O caos acontece quando nos acomodamos ao que é fácil e batemos palmas a tudo o que se diz e faz. Eu não vou fazê-lo…

    ResponderEliminar
  27. B,
    O que quiz dizer é que se deve acordar e lutar sempre.........desistir nunca!
    Mas a luta também se faz com propostas........

    ResponderEliminar
  28. Caro Abel,

    Tem razão, muita razão …

    Só tenho a dizer que não vou tomar mais nenhum autocarro, vou sim sair deste espaço, onde penso não ter lugar, entrei nele com algumas expectativas e por isso tentei «abanar consciências adormecidas» e ajudar o concelho através da minha inconformidade e grande vontade em contribuir para o desenvolvimento de Alcoutim.

    ( veja-se o último comentário que fiz no artigo de opinião “ Já passámos a fasquia das 10.000 visitas”
    Ali desafiava os Alcoutenejos a juntarem-se e criarem um Lobby para apresentar projectos e exigir do poder central uma atenção à nossa região, mas nem uma única reacção tive.
    Sinto-me “a pregar no deserto” mas hei-de voltar aqui e no Alcoutim Livre, com factos palpáveis para mostrar aos céticos que as minhas opiniões sobre o Figo-da-India tinham e têm uma razão de ser.

    Pensei eu, que a mentalidade dos “Velhos do Restelo” já estava extinta, mas parece que não, para esses digo o seguinte:
    Acordem para a realidade, façam alguma coisa antes que a crise vos atinja também, lá porque têm agora uma vida bem organizada, não quer dizer que ela se mantenha eternamente.
    Neste momento, existem milhares e milhares de Portugueses que até á pouco tempo tinham uma vida faustosa e organizada e agora muitos já vivem com dificuldades e outros estão no limiar da pobreza.
    Não desejo o mal a ninguém, somente o bem, apenas estou a constatar uma realidade « nua e crua ».

    Adeus a todos e até um dia …

    ResponderEliminar
  29. Sr. Alberto para sua informação já era bem nascida, Alcoutim sim está diferente para como se disse num comentario, para "alguns os amigos e familiares", sim porque diga-me o que desenvolveu em Alcoutim, diga-me por favor?
    Quanto à D. Maria, quando falei em Martimlongo ter tido algum desenvolvimento, sei bem do que falei, para sua informção não me estava a referir ao conselho mas sim em especifico ao unico desenvolvimento que vi no conselho, ou melhor numa freguesia, não perca a srª a graça e não se faça de desententida...

    ResponderEliminar
  30. Realmente, este blog é mesmo rasca... ou então as pessoas que falam mal deste executivo tem memória rato ou sofrem de alzemeir e nadarm 20 anos para trás... só pode ; Porque hoje dá gosto ir a Alcoutim, viver em Alcoutim e trabalhar em Alcoutim... Acordem para a realidade e deixem-se de demagogias socialistas porque só vão afundar-se ainda mais...e o PSD vai voltar a ganhar em Alcoutim e a obra do Dr.Francisco Amaral vai ter continuidade. Homem bom, amigo dos pobres, generoso, não há palavras para descrever este ser humano... como se atrevem a compará-lo com o anterior que não passou de um ladrão...Para fazer blogs destes mais vale estarem quietos e assistam às novelas da TVI....

    ResponderEliminar
  31. Cara Ana
    Com que então esta Câmara não fez nada ?!...
    Vamos lá avivar a memória da nossa querida, com meia dúzia de obras das muitas que se têm feito na vila e sede de concelho com C.
    Antes do presidente Amaral (o tal careca, dos bigodes e do volvo):
    - Havia Quartel dos Bombeiros?
    - Havia Centro de Saúde Novo?
    - Havia Lar com o dobro da capacidade?
    - Havia a Estalagem de Alcoutim recuperada e a funcionar?
    - Havia Centro Náutico?
    - Havia Centro de Apoio ao Desenvolvimento?
    - Havia Castelo apresentável com Museu e Auditório?
    - Havia o Laboratório de Arqueologia?
    - Havia a Casa dos Condes?
    - Havia o Bairro Social Carlos Brito?
    - Havia o Bairro Social a Sul de Alcoutim?
    - Havia o Bairro Cercado da Eira?
    - Havia a Estrada da Corte Tabelião?
    - Havia Cais Acostáveis?
    - Havia passeio ribeirinho como Pinhão e da boca da Ribeira?
    - Havia Praia Fluvial?
    - Havia a renovação da rede de água e esgotos?
    - Havia alguma ETAR?
    - Havia e requalificação no Centro da Vila?
    - Havia algum parque de estacionamento?
    - Havia a Barragem de Alcoutim?
    - Havia qualidade de água?
    - Havia Parque Empresarial?
    - Havia a Casa de Artesanato?
    - Havia Estátuas Representativas?
    - Havia a Capela de St.º António restaurada?
    - Havia e Igreja da Conceição restaurada?
    - Havia à venda um simples jornal?
    - Havia restaurantes para jantar e ao fim de semana?

    Cara Ana
    Admito que gostaria de ver outros tempos, nomeadamente quando só se falava de Alcoutim na comunicação social para denunciar a corrupção do seu Presidente. São gostos…
    Minha cara, o Povo diz e com razão, mais cego é o que não quer ver.
    Para essa cegueira, tenho pena, não há cura! Nem em Cuba.

    1 Beijo

    Ligado à Câmara.

    ResponderEliminar
  32. Já alguém se questionou porque razão a Zona Indústrial de Martim Longo e placa de localidade mudaram de sítio, bem como um armazém virou vivenda?

    ResponderEliminar
  33. Realmente Alcoutim hoje é bastante conhecido, mas como o conselhomais pobre do pais tal como o nosso executivo faz questão de exibir na comunicação social e se o outro roubava este não rouba, o que é certo é que nunca nada foi provado, e mais ainda este tipo de obras feitas apenas foram para tapar os olhos... e ficamos por aqui, esclareço apenas uma coisa não sou contra as pessoas que lá estão mas contra o que não tem feito, principalmente para segurar os jovens que como eu tiveram que sair à rprocura de EMPREGO...

    ResponderEliminar
  34. Meu caro questionário
    Essa e outras dessas, às dezenas, (algumas até inventadas neste blog), foram denunciadas pelo partido socialista (Chico Xavier e José Galrito) ao IGAT, (Inspecção Geral da Administração do Território) agora IGAI.
    Tiveram cá os inspectores várias vezes. Até foram à casa e aos terrenos do Presidente e Vereadores ver as tamanhas “ilegalidades”.
    Sabem o que descobriram de ilegal? NADA!
    É uma chatice não é….
    É a vida….
    Aguarda-se pelas próximas “ilegalidades”, ….
    Ligado à Câmara

    ResponderEliminar
  35. Cara Ana
    Não foi nada provado?
    - Então explique lá porque é que o Manuel Cavaco perdeu o mandato…
    Aquelas obras todas para tapar os olhos?
    Nem que a amiga tivesse os olhos do tamanho de um prédio de casas consegui-los-ia tapar….
    Já agora, sabe qual é o concelho do país com menos desemprego em termos absolutos e relativos?
    Adivinhe….
    Ligado à Câmara

    ResponderEliminar
  36. Claramente o comentário demostra que está ligado à câmara... Mal seria se em tantos anos não tivesse alguma obra feita. O anterior Presidente "roubava", este talvés não roube mas esbanja. Este criticou o outro pelo uso do audi branco. O que é que este executivo tem feito com os carros? O anterior não era parfeito mas o actual está muito longe de o ser. O anterior também fez muita obra (não perco tempo a enumerar) mas o que interessa mais agora é fazer algo pelo desenvolvimento do concelho.
    Já agora, das coisas que enumerou muitas vêm do tempo "do outro senhor" e outras não são obra da autarquia (convém elucidar...)
    Também faltou referir que no tempo do outro senhor não havia fundos comunitários como no tempo deste senhor.
    Vamos falar verdade.

    Com tiririca pior que está não fica.

    ResponderEliminar
  37. Foi a Camara que construiu o Centro de Saúde? Não sabia! Se assim é porque carga d´agua é que o Sr. Presidente dá consultas no gabinete da câmara?

    ResponderEliminar
  38. Perfeito perfeito só o Tiririca Dadá do Vascão, o grande mandatário socialista…
    Que tem feito muito pelo desenvolvimento do concelho….
    Nomeadamente com a Sociedade Anónima com o Pirilo Pilha- Galinhas…
    CR

    ResponderEliminar
  39. Caro M.N.,
    A história do figo de pita já cansa rapaz!!! Para quê tudo isso? Porque não vem para o concelho criar uma empresa para comercializar isso? Não vê que a maior parte dos seus conterrâneos não lhe liga, preferem lavar roupa suja e ofender aqui no blog?
    Já agora com tanto pinheiro no conselho a produzir pinhas, porque não abre uma fábrica de pinhão também?
    cumprimentos,

    ResponderEliminar
  40. Caro Alcoutenejo,

    Não gosto de comunicar com pessoas que escondem a sua identificação em pseudónimos, todo aquele que « atira pedras e se esconde de seguida »
    não merece a minha atenção.
    Eu estou bem identificado tanto no nome, como nos objectivos que quero atingir para ajudar o Concelho.

    Pensei seriamente em não lhe responder, mas faço-o em defesa daquilo que você procura denegrir, não sei se é a minha pessoa ou se os meus ideais (?).

    Quando diz :
    “A história do figo de pita já cansa rapaz!!! Para quê tudo isso?”

    Respondo-lhe :
    A história do Figo-da-Índia, pode cansar a si, mas já fez algum questionário aos restantes Alcoutenejos, para saber se eles estão também cansados deste tema ?
    Fale por si e não generalize !

    Quando diz :
    “Porque não vem para o concelho criar uma empresa para comercializar isso? “

    Respondo-lhe :
    Abandonei uma vida com alguma qualidade de vida em Portimão, para regressar às origens, onde pensava ser bem acolhido, não me queixo em determinado sentido, mas noutro, sei que não me aceitaram bem e sinto que prejudiquei bastante a minha vida porque, com o meu inconformismo, tentei abalar consciências e mobilizar vontades para se criar a Empresa Alcoutim, mas fui mal compreendido ( só o tempo dirá quem tinha razão ).

    Por isso não me acuse meu caro, no espaço de 2 anos, fiz dois investimentos no concelho, no primeiro correu mal e perdi largos milhares de euros, porque confio nas pessoas e, neste caso, no curso de Helícicultura que paguei bem, fui enganado em muitas informações fulcrais fornecidas ( talvez devido a interesses obscuros ).
    É um preço que mereço e devo pagar por confiar nas pessoas, (vou aprendendo com o tempo).

    Para terminar digo-lhe o seguinte :
    Quanto ao Figo-da-India, só me irei calar, quando a “voz me cansar” e até agora só tenho tido estímulos para prosseguir.
    Estou a fazer preparativos para, juntamente com outra pessoa, comercializar o Figo-da-Índia no nosso concelho, infelizmente não depende só da minha vontade, mas estou empenhado em concretizar esse objectivo.

    Se acha que este projecto já cansa e para si é um fracasso, então vá até ao sul da Itália, província da Cecília e pergunte aos milhares de agricultores que vivem da exploração da Figueira-da-Índia.
    Ou então vá até ao Nordeste Brasileiro, onde alguns Estados, estão financiando a cultura desta planta e pergunte-lhes porque também são uns ignorantes como eu ?

    Quanto aos pinhões, abre você essa fábrica meu caro, eu pessoalmente não estou para aí virado.

    Fique bem e continue ajudando o concelho de Alcoutim à sua maneira.
    Eu vou tentando, à minha maneira, a que acho mais correcta.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  41. Caro M.N.,
    será que o meu nome é tão importante?
    Vou apenas dizer que sim já fui ao sul de Itália, e vi lá muita coisa, também falei com as pessoas certas do concelho e também me informei, sei que é de Itália que vêm buscar o "nosso" pinhão com pinhas a valer 0.85€/kg.
    Os pinheiros já temos muitos no concelho.
    Não me interessa a sua vida, mas já que teve a vontade de a contar, porque acha que nesta questão do "figo-da-índia" não o estão a enganar?
    Digo-lhe eu que isso não dá o que diz, pois os custos de exportação são grandes e no nosso país não existe quem aposte (grandes superfícies!!!) no produto do "figo de pita".
    Um conselho se me permite: - procure na terra quem o esclareça, ok? Talvez consiga ter outra visão. Fale com alguns agricultores e técnicos que existem no concelho, ou não sabe quem são?

    Se está voltado para o "figo de pita", mão à obra, porque os tempos não estão para aventuras demagogas...

    ResponderEliminar
  42. Caro Alcoutenejo,

    Quando diz :
    “Não me interessa a sua vida, mas já que teve a vontade de a contar, porque acha que nesta questão do "figo-da-índia" não o estão a enganar?”

    Respondo-lhe:
    Claro que a minha vida não lhe interessa, eu só disse o que disse, porque você insinuou, no seu anterior comentário, que eu só falava mas não executava e, só nessa perspectiva, eu senti necessidade de falar na minha vida empresarial.
    Neste caso concreto ninguém me está a enganar e só é burro 2 vezes quem quer ou gosta.

    Quando diz :
    “Digo-lhe eu que isso não dá o que diz, pois os custos de exportação são grandes e no nosso país não existe quem aposte (grandes superfícies!!!) no produto do "figo de pita".

    Respondo-lhe :
    Lamento ter de lhe dizer que com esta sua afirmação, perdeu muitos pontos, não devia ter dito isso, porque só revela total ignorância sobre a matéria e para mim deixa-me antever que o meu caro só está determinado a mandar abaixo esta minha luta pelo reconhecimento do Figo-da-India no nosso concelho, mas digo-lhe já, aqui e agora, que não terá esse prazer.
    Se um dia quiser, terei todo o prazer em explicar-lhe pormenorizadamente as potencialidades do Figo-da-India, as quais digo-lhe, não passam pelas ( grandes superfícies ) mas sim pela transformação em produtos já industrializados e comercializados, com elevado valor acrescentado. Até lá, não fale do que desconhece.

    Quando diz :
    “Um conselho se me permite: - procure na terra quem o esclareça, ok? Talvez consiga ter outra visão. Fale com alguns agricultores e técnicos que existem no concelho, ou não sabe quem são?”

    Respondo-lhe :
    Se existissem no Concelho técnicos credenciados nesta matéria, já não seria necessário eu estar aqui a gastar energias e, mesmo que tivessem alguns conhecimentos, poderia faltar-lhes visão empresarial e “criação virtual “.

    Caro Alcoutenejo, às vezes, de uma discussão (pontos de vista divergentes) nasce uma amizade e quem sabe se não será o nosso caso, por mim, estou a abrir-lhe o coração a essa possibilidade.

    Com os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  43. caros alcoutenejos e alcoutenejas estamos nu fundo!!'?? já temos jornais já temos camas já temos jantares aõ fim de semana etar,s ja temos estatuas e outras coizas mais.. já naõ falta nada em alcoutim'?'? é bom viver em alcoutim!! mas continua a ser sò para uns outros naõ..naõ falta trabalho mas sò melitantes do partido ou despe calçinha!!

    ResponderEliminar
  44. Lido isto tudo, concluo que o objectivo-mor destes diálogos é... passar tempo. Por vezes, até parece que os assuntos se vão elevar, tornar-se sérios, dignos, aceitáveis e com bom aproveitamento prático, em prol do desenvolvimento de um concelho que está pobre, que tem potencialidades se se quiser agarrá-las e construir um futuro. Mas de repente, entra-se no caos, no azedar do leite, no ataque estéril, na vil politiquice. É lamentável. Quem quer fazer, que o faça. Quem tem meios para fazer evoluir a economia do concelho, que os use. Não é com ataques, ainda por cima tantas vezes mal expostos, que se chega a lado algum. Ou será que os portugueses só se unem perante um Europeu de Futebol? Ou será que importante é ganhar um Festival da Canção? Tretas! Acordem! Vejam o que têm pela frente e pode ser aproveitado. Façam de conta que as ideias dos outros são vossas, se forem boas, e apliquem-nas. Não é com ideologias de rancor que se avança. Afinal, o que queremos? Que o Concelho de Alcoutim se desenvolva, ou que seja pura e simplesmente eliminado no "campeonato de reestruturação municipal" que se avizinha, arbitrado pelos nossos "amigos" do FMI e BCE? Acordem, punhão! Sejam capazes de entendimento, ao invés de matar no ovo as ideias, só porque não são nossas. Se os outros são sempre incompetentes e mentecaptos, sendo nós, para os outros, outros, isto não é um Concelho, é um hospício de alienados mentais. Lembra-me um professor que tive há muitos anos e nos dizia, perante as nossas infantis e impensadas atitudes - sê homem, já que a tua mãe não o é! Sejamos Homens, prontos a aceitar as boas ideias, venham elas de onde vierem. Não são os louros que devemos ter em vista, mas as acções, o fazer, o concretizar ideias. A ribalta é para os artistas. Nos pedestais estão, geralmente, os mortos. Construamos, pois é isso que vale a pena. Se não se souber quem foi, que interessa? Porque está feito, é o que importa.

    ResponderEliminar