quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Faz o bem pelo bem

Em resposta ao comentário do Alberto, onde sugeria que apresentássemos opiniões construtivas, devo confessar que tenho alguma dificuldade. Não porque o executivo não tenha tomado medidas positivas, mas porque todas elas foram manchadas com altitudes menos próprias. Vou-vos dar alguns exemplos:
Operações ás cataratas. Medida com reconhecido mérito. No entanto seria dispensável toda a propaganda feita em torno das mesmas (ainda hoje o Sr. Presidente se vangloria do facto). Quando se quer fazer bem faz-se, não se divulga, pois assim corre-se o risco de fazer bem por vaidade e não por solidariedade.
Unidade móvel de saúde. Talvez a medida mais positiva deste executivo. Dispensável seriam as visitas esporádicas do Sr. Presidente a esta unidade, claramente cobrando algo a quem dela faz uso.
Combate ao alcoolismo e tabagismo. Estas também tem algum mérito, por sinal manchado com cartazes pagos com o dinheiro de todos nós divulgando medida. Mais uma vez a propaganda do que se faz, para alem dos milhares de euros gastos nos “outdoors”.
Aquisição de aparelhos para combater a surdez. Mais uma com algum mérito que dispensava a propaganda e o dinheiro gasto nela, como por exemplo os almoços pagos aos visados e os calendários com alguns dos beneficiados.
O que mais me incomoda é o facto do Presidente não fazer o bem pelo bem, ele faz e a seguir gasta dinheiro para se vangloriar e para “cobrar” os votos dessas acções.
Tirando a área da saúde, não vislumbro medidas tomadas pelo executivo que se possam dizer que contribuem para o desenvolvimento do concelho, excepto aquelas básicas como as acessibilidades e o saneamento básico.
Pessoalmente sou algo céptico quanto ás medidas tomadas na área da saúde, uma vez que não é essa a vocação da autarquia. O município pode e deve estabelecer parcerias com o ministério da saúde e pressionar este para a resolução dos problemas do seu município, mas nunca se deve sobrepor ao mesmo. Por outro lado, só nos casos de dificuldades económicas devidamente comprovadas a autarquia devia comparticipar financeiramente os tratamentos. É deveras escandaloso que a autarquia pague aparelhos para os ouvidos e cirurgias a pessoas com uma capacidade financeira acima da média, para tal basta olhar para os calendários distribuídos no município e ver quem lá aparece, todos reconhecemos pessoas “endinheiradas” e até empresários de sucesso.
Francisco Amaral tem apostado em medidas claramente em busca do voto, sem para isso se preocupar no desenvolvimento. O desenvolvimento obtém-se com medidas mais pró-activas, sejam elas no estímulo à criação de empregos sejam na fixação de jovens. Porque é que não se apoia financeiramente a natalidade no concelho? Já outros municípios o fazem. Por que é que não se apoia a fixação de jovens no concelho com uma comparticipação nas rendas de casa? Por que é que não se comparticipa a criação de postos de trabalho no município? Sabem porquê? Porque não há imaginação, porque são medidas caras, porque não trazem resultados imediatos e porque trazem muito poucos votos…

11 comentários:

  1. "Não porque o executivo não tenha tomado medidas positivas, mas porque todas elas foram manchadas com atitudes menos próprias"

    Peço desculpa ao autor por transcrever este parágrafo, mas estou completamente de acordo e esta é a realidade.
    Senão vejamos, a primeira arma da propaganda deste Sr., foi a tão falada Unidade Movél de Saúde, que também servia para fazer campanha eleitoral a tempo inteiro e quase em exclusivo.
    Muita gente ainda se lembra do 1º. enfermeiro que com a carrinha andou, das fotografias do Presidente que eram distribuidas e das recomendações que o dito cujo fazia. Não havia necessidade.
    São vários assuntos a comentar, mas hoje vou ficar por aqui. Um bem haja para todos os seguidores deste blog.

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  2. Não posso estar mais de acordo, sobretudo no remate final da sua excelente caracterização do que são o bem feito do sr.Doutor.

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  3. Mais uma vez... mais um excelente artigo, que não consigo nem posso deixar de comentar... e pergunto-me constantemente o que é feito da oposição, se é que há oposição neste concelho... ou o que será que a impede de confrontar e de questionar todas estas realidades, por demais evidentes... e o Sr. Autor está de parabéns por ser tão claro e conciso nas questões que aborda... e também acho que todos os seguidores esperam a continuidade deste blogue.

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  4. Ai Tonico Tonico... Que caminhos andas a trilhar!

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  5. esses calandarios de bolso se analizarmos bem tem la senhores do dinheiro deste concelho sao lhes dado bens de que outros nessecitam e nao tem a cor politica nao recebem ,
    algumas daquelas pessoas do calandario estavam a lhe ser emtregues dentes e televisores e no mesmo momento lhe etavam a entregar da parte de uma empresa automovel um veiculo no valor de 40 000 euros estes sao os criterios destes politicos.

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  6. errata era so para emendar nao sao 40 000euros mas sim quatro mil contos ou seja 20 000euros

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. Respeito e equidade?
    Meras palavras sem sentido, visão imperfeita de horizontes redondos.
    Mediatismo e imediato.
    Enquanto isso a “oposição” dorme descansada e fica calada.

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  9. olá
    mas pelo facto do executivo ter tomado iniciativas positivas na área da saúde e depois ter feito campanha com isso não quer dizer que não apresentemos ideias , é nossa obrigação falar do bem que se faz ou não mas também é nossa obrigação dizer que se devia fazer isto e aquilo , pois só assim tiramos proveito e podemos melhorar algumas situações , pois caso contrário qualquer dia isto é pior que o programa da "Má Lingua " é lógico que também não estou de acordo como é gerida a publicidade do que se faz por Alcoutim , também estou de acordo que os paineis colocados é a pior publicidade que se pode fazer deste cantinho , pois para quem chega esta é uma terra de bébados e de viciados no tabaco , quando a realidade não é essa ( a ideia que dou é utilizar esses espaços para divulgar o que temos de bom , boa comida , gente hospitaleira , um rio maravilhoso ) já alguem se apercebeu a quantidade de estrangeiros que nos visitam todos os dias , existe alguma informação nas diferentes linguas ??????? existe alguma preocupação em saber a opinião deles , do que gostaram ???? do que não gostaram ???? ou será que ninguem viu que o nosso futuro passa por esses estrangeiros e portugueses que nos visitam , sem eles acreditem ou não Alcoutim qualquer dia é um deserto , além de ser tambem um deserto de ideias , mas penso que todos pudemos ajudar basta apontar para um caminho a seguir , se depois alguem o segue ou se depois fazem disso publicidade , em relação a isso só há uma coisa a fazer " limpar o mundo " e depois criar um novo ser humano , pois de algum modo ou de outro todos fazemos o que fazemos e mais tarde ou mais cedo acabamos por fazer publicidade disso , umas vezes com mais barulho outras com menos , mas isso meus amigos já é com cada um ,

    abraços

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  10. Não posso deixar de concordar com o Alberto quanto à publicidade do combate contra o álcool e tabagismo, em alguns locais chave para quem chega a Alcoutim. Pois esta deixa de se dirigir aos habitantes do concelho com esses vícios passando a captar a atenção dos que visitam Alcoutim.
    Também concordo com a necessária aposta no turismo. Alcoutim detém um valioso património natural, apresentando como cartão-de-visita o grande rio do Sul, o Guadiana. A gastronomia, as tradições culturais, o artesanato, o clima, etc, são pedras preciosas que bem geridas atraem turismo e geram mais riqueza. Para este objectivo é necessário percorrer um longo caminho, que passa por, estudar, planear, valorizar e divulgar. Para tal, o marketing positivo é uma ferramenta preciosíssima. Como diz o provérbio “os olhos comem primeiro que a boca”.
    Não posso deixar de discordar com o Alberto na questão que coloca: “existe alguma informação nas diferentes línguas ???????”; pois no posto de turismo de Alcoutim são fornecidas informações em várias línguas a quem as procura e encontram-se várias placas pela Vila a contar aspectos da história de Alcoutim em português e inglês, para além de no Castelo da Vila serem fornecidos desdobráveis em português, inglês, espanhol, francês e alemão, com variadíssimas informações importantes para quem visita Alcoutim.
    Espero com este comentário contribuir para a verdade pretendida pelo autor do blog.

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  11. Bons dias

    quando falei na falta de informação em diferentes linguas , era outro tipo de informação , eu sei que existem esses folhetos em várias linguas nos locais que refere , a minha ideia era em vez dos tais paineis terem publicidade ao tabaco e ao alcool servirem para informar os turistas que nos visitam de tudo o que temos de bom , são esses locais chave (ao qual se pode juntar também o que está na estrada junto ao rio , que está a precisar de uma reformulação , pois o que está lá está muito gasto , ai sim devem estar informações em várias linguas

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