terça-feira, 4 de janeiro de 2011

“Cabazes há muitos seu palerma”

Quando cheguei à minha terra, a primeira coisa que me contaram foi que o Sr Presidente e seus vereadores andaram a entregar cabazes de natal a quem queria (e podia deslocar-se). Contrariamente ao que se tem passado nos outros anos, em que a autarquia, e bem, entrega cabazes de natal a carenciados, devidamente referenciados pelas entidades próprias, este ano foram para as 5 aldeias do concelho e para 4 montes (Cortes Pereiras, Santa Justa, Pessegueiro e Barrada) entregar a quem aparecia. A primeira reacção que tive foi: E isso é legal?
Pelo que sei o estado não pode andar por aí a entregar seja o que for a quem lhe apetece (salvo algumas excepções). Neste caso concreto, julgo que para além de eticamente ser imoral, duvido que tenha cobertura legal, pois existem regulamentos e normas para este tipo de acções, precisamente para se evitar o que (parece) veio a acontecer.
Entregar cabazes a quem precisa parece-me de louvar, agora a quem vive nesta localidades ou se pode deslocar parece-me no mínimo discriminatório. Quem vive nos montes mais pequenos e não se pode deslocar (a maioria dos alcoutenejos) não teve direito a nada. Os meus pais, tios e primos vivem num monte do concelho e nem sequer viram passar “o Vasco Santana” a distribuir chapéus, digo cabazes. Esta atitude discriminatória é de condenar com veemência, os alcoutenejos devem ser tratados todos por igual e não haver os de primeira e os de segunda.
O mais caricato foi saber que algumas pessoas, mesmo não se deslocando ao local do “crime” receberam cabazes em casa, sem sequer serem carenciados, lá está.
Bom, então para além de alcoutenejos de primeira e de segunda ainda temos os de primeiríssima, uma espécie de “la creme de la creme”, a nata da nata.
Como diria o diácono remédios (dos gato fedorento) não havia necessidade.
Conheço alguns carenciados que ficaram sem cabaz. Se calhar não votaram no Presidente…
Espero que a oposição tome medidas e esclareça este assunto, que a meu ver não deve cair em saco roto. Não se pode gastar assim os dinheiros públicos, por gestões desta é que o nosso país está no estado que está.
Teria sido mais correcto e menos suspeito se os vereadores da oposição também estivessem no local, tornando o processo transparente e sem aproveitamentos políticos.
Como diria o saudoso Vasco Santana: “carneiro amigo, andamos todos ao mesmo…”

7 comentários:

  1. É verdadeiramente vergonhoso o que se faz com o dinheiro de todos nós...

    Continue a por o dedo na ferida e a mostra a verdade, como diz.

    ResponderEliminar
  2. Vergonhoso é pouco e quando se compram viaturas para andar a arranjar torneiras e colocar quadros nas paredes em época de eleições ???? será que as pessoas não vêm que é com o dinheiro delas que esses mimos são pagos , já alguem se deu ao trabalho de ver qual a percentagem do orçamento que vai para pagar ordenados ???

    ResponderEliminar
  3. A Autarquia está a sobrepor-se ao sector privado onde lhe convém. Qualquer dia também faz pão...

    ResponderEliminar
  4. Eu penso que fazer pão , não vai , mas podia e devia olhar para as muitas coisas boas que a região tem , que até são muitas , começando pelo pão , pelos doces , pelos licores , pela caça , enchidos , enfim um nunca mais acabar de coisas boas, mas para as pessoas as puderem vender , temos que divulgar o que temos de bom , não é passar o tempo a dizer que somos o concelho mais pobre do País e fazer disso uma bandeira , já alguem se deu ao trabalho de ver se a divulgação dos eventos que se fazem por cá , é feita no resto do pais ??? ou a divulgação não passa dos livrinhos que estão na câmara e pouco mais ,
    Assim só não chega , por exemplo existem os programas de televisão em que as emissões são efecuadas em vários locais , será que nunca se tentou que uma emissão dessas seja filmada em Alcoutim , já imaginaram uma emissão dessas ser feita no cais ????? è caro ???? sim se calhar é , mas quantas pessoas vêm esse programa ????
    e talvez se alguem tivesse comprado um carro mais barato , , ou ter continuado com o mesmo ,já tinha sobrado algum

    ResponderEliminar
  5. A promoção da vila está e estará sempre associada à auto promoção do edil. Quanto a custos, isso nunca foi problema, talvez que o cais não reuna as condições para a transmissão em directo de um programa de televisão, ou então ainda não se tinham lembrado disso...vamos eperar que alguem proximo visite este blog...de certo terá algo a aprender

    ResponderEliminar
  6. Já agora...fazer pão?????.....ia ser giro....

    ResponderEliminar
  7. Fazer pão não vai de certeza absoluta pelo menos enquanto lá estiver este elenco , isso iria ser concorrência desleal numa terra que se especializou e que tem pão de muito boa qualidade a autarquia também fazer isso era de bradar aos céus , mas se nem os padeiros conseguem organizar de modo a que haja pão fresco todos os dias em todos os montes mas agora de repente lembrei-me a camara pode aproveitar o autocarro que faz a ronda pelos montes e vender o pão , assim já se rentabilizava autocarro

    ResponderEliminar